2021 - FIAT 500e CABRIOLET 'LA PRIMA'

Finalmente a Fiat Chrysler Automobiles apresentou oficialmente a nova geração do Fiat 500, que como havíamos antecipado, estará disponível somente com um sistema de propulsão puramente elétrico.
O fabricante italiano decidiu estender a vida comercial da geração atual, que continuará sendo fabricada na Polônia com mecânicas híbridas a gasolina, enquanto que o novo Fiat 500 elétrico será produzido na fábrica italiana de Mirafiori.
A terceira geração do Fiat 500 marca o começo de uma nova era para o urbano italiano, que a partir de agora aposta na eletrificação, deixando para trás de forma definitiva os motores a combustão, que só subsistirão até que a segunda geração do 500, apresentada em 2007, encerre sua produção.
Esteticamente, os designers conseguiram conservar as principais senhas de identidade do 500, com certos detalhes que se assemelham ainda mais ao modelo de primeira geração apresentado em 1957, especialmente na traseira, que agora mostra um desenho mais parecido com o 500 original.
A frente conservou os traços do modelo anterior, com o característico desenho do seu capô, além dos faróis duplos de formato circular, os principais na parte superior e os complementares na parte inferior. Nesta nova entrega, os grupos ópticos principais estão divididos, mas graças à ajuda da tecnologia LED, conservam o formato circular.
Na grade frontal, o logotipo da Fiat foi substituído pelo ‘500’ que identifica o modelo e já a estas alturas, a toda uma família de veículos da marca italiana, que inclui um crossover e um monovolume.
A parte traseira surge mais arredondada e as lanternas conservam o estilo da geração anterior, mas a assinatura luminosa LED possui um motivo no formato da letra ‘E’, que o identifica como um modelo elétrico. Por enquanto só estará disponível na versão cabriolet, mas posteriormente a oferta do novo 500 elétrico será enriquecida com as versões de teto rígido.
Ele é 6 centímetros mais longo que o modelo anterior, além de 3.63 centímetros mais largo. A distância entre-eixos também foi estendida em 2 centímetros em relação à geração anterior, beneficiando o espaço disponível para os passageiros dos lugares traseiros.
Com relação ao interior do novo Fiat 500 elétrico, surge um habitáculo que foi objeto de uma profunda revisão. Embora tenha conservado o aspecto retro e um design minimalista, ganhou em qualidade e tecnologia para adaptar-se aos tempos atuais.
Dispõe com uma instrumentação digital configurável com painel de 7.0 polegadas, além de estrear um novo sistema de infotainment Uconnect com tela táctil de 10.25 polegadas, compatível com sistemas Apple CarPlay e Android Auto, Bluetooth, USB, acesso à aplicativos, acesso à internet e navegação integrada.
Abaixo da tela situada no console central se localizam alinhados os comandos do climatizador e abaixo os seletores da transmissão automática. No túnel central destaca-se o freio de mão elétrico, ladeado pelo seletor de modos de condução, que já não se denomina DNA e pelo controle de volume do sistema de som.
Além disso, possui um volante multifuncional de dois raios, que conta com sua base plana e está forrado em couro bicolor. A dotação mais relevante inclui ainda climatizador automático, freio de mão elétrico, acesso sem chave, partida por botão, espelhos térmicos, etc.
O novo Fiat 500 elétrico incorpora ainda um completo pacote de ajudas à condução, que inclui frenagem autônoma na cidade, reconhecimento de pedestres, manutenção de faixa, alerta de objetos no ponto cego, controle de velocidade inteligente com função de parada e reinício automático, etc.
Na parte mecânica conta com um motor elétrico que desenvolve 120 cv de potência, junto a uma bateria de íons de lítio de 42 kWh de capacidade. De acordo com os dados fornecidos pelo fabricante, o novo Fiat 500 elétrico é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e alcançar uma velocidade máxima que foi limitada a 150 km/h para preservar a autonomia.
Com uma carga completa é capaz de rodar um máximo de 320 quilômetros, de acordo com o ciclo de homologação WLTP. Além disso, vem equipado com um seletor de modos de condução que inclui três opções denominadas Normal, Range e Sherpa, este último otimizado para melhorar a autonomia com o custo de perder um pouco de conforto, já que desconecta o climatizador para preservar a energia.
Quanto à recarga da bateria, como é habitual haverá diversos modos. Em uma tomada residencial convencional o tempo de recarga se estende a 14 horas, mas ao utilizar um carregador de 85 kW, em somente 5 minutos é capaz de carregar energia suficiente para rodar 50 quilômetros, enquanto que com esse mesmo sistema 80% da recarga se completa em 35 minutos.
Quanto ao preço do novo Fiat 500 elétrico, foi fixado na Itália em 37.900 euros. A oferta inicial só contemplará a carroceria cabriolet, junto com uma edição especial para celebrar o lançamento denominada ‘La Prima’, caracterizada por um estilo exterior específico e um maior equipamento, além do Easy Wallbox.
Por outro lado, no momento do lançamento estarão também disponíveis três séries especiais denominadas Bulgari, Kartell e Armani.
Posteriormente a oferta será enriquecida com a carroceria fechada e os níveis de acabamento mais simples, que seguramente terão preços mais próximos dos 30.000 euros.