1986 - FIAT PANDA 6X6 BY KOCH KLASSIK
Naquela época dois entusiastas do mundo automobilístico, Horst Koch e seu sócio Karl-Heinz Knapp tinham um concessionário Fiat-Lancia e Ferrari na localidade alemã de Heilbronn. Empreendedores e com muita visão de negócio, os dois sócios enfrentaram uma profunda renovação de seu negócio e se converteram em ‘fabricantes’ para fazer transformações em veículos, e sua nova marca se chamou KK, as iniciais dos sobrenomes dos dois sócios. Seu primeiro modelo foi um Fiat Panda conversível do qual chegaram a fabricar 250 unidades.
Dado o sucesso deste primeiro modelo, em 1986 se aventuraram em converter um Panda normal, que nem era um 4x4, em uma pick-up de seis rodas, mas apenas com tração dianteira, já que convertê-lo em um 6x6 requeria um tremendo esforço técnico. O KK Panda de seis rodas foi apresentado nos Salões de Genebra e de Frankfurt daquele ano, sendo um retumbante sucesso por parte do público e da imprensa. Naquela época era azul com o interior em vermelho e sua repercussão midiática foi tal que os dois sócios decidiram fabricar uma pequena série deste curioso 2x6. Mas a inesperada morte de Knapp fez com que seu sócio suspendesse essa ideia e nesse mesmo ano o Panda de seis rodas foi vendido.
Em 2019 Horst Koch encontrou-se com o comprador daquele Panda 2x6 e decidiu seguir a pista de sua criação. O primeiro proprietário o vendeu três anos depois a um comprador que o levou a Mallorca, onde esteve durante muitos anos e ficou meio abandonado e em um estado lamentável. O filho de um amigo do proprietário o adquiriu e decidiu levá-lo à Alemanha para restaurá-lo ele mesmo, tarefa que não foi capaz de realizar. Finalmente Koch convenceu o jovem para que lhe vendesse o Panda de seis rodas para que fosse realizada uma verdadeira restauração no mesmo local onde foi criado. Felizmente o carro tinha toda a documentação em ordem que credenciava a empresa KK como fabricante e no final de 2019 se iniciou a restauração, nas instalações da KK, agora especializado em dar uma nova vida a veículos clássicos.
A restauração não foi fácil e Koch viajou à Itália para buscar peças, outras tiveram que ser fabricadas à mão e muitas outras foram encontradas em especialistas da Alemanha e Áustria. A cor exterior foi mudada para um elegante tom cinza metalizado e o interior foi revestido completamente com couro preto. Foram mantidos os detalhes originais como as rodas de aço brancas com o emblema KK no centro e o botão da buzina também com o duplo K. Linda Koch, filha do proprietário e apaixonada por carros, foi quem dirigiu essa restauração que durou quase um ano e finalmente o ‘renascido’ Panda 2x6 foi apresentado no Concurso de Elegância da cidade alemã de Schwetzingen. Agora o chamativo Panda realiza funções de transporte de peças e também de promoção para a Koch Klassik que é como se chama a empresa atualmente.