1978 - FIAT RITMO 60 CL

Não é todos os dias aparece à venda um carro europeu barato e conhecido, com 43 anos de história e um aspecto ‘jovem’, como se acabasse de sair da fábrica. Falamos de um veículo muito popular em sua época, um Fiat Ritmo 60 CL de 1978 na cor Vermelho Cobre metalizado, que está sendo leiloado pela RM Sotheby’s por estes dias.
Certamente não é o único Fiat Ritmo à venda, mas é preciso admitir que este carro de primeira geração, emplacado em Pesaro (Itália) em outubro de 1978, tem o encanto de um carro clássico conservado em seu estado original. Uma espécie de cápsula do tempo, com belas fotos que nos fazem retroceder quatro décadas e nos dá testemunho de outra época da indústria automobilística.
Na verdade, este Fiat Ritmo é um lote incluído no leilão online ‘Open Roads, June’, encerra hoje, 30 de junho de 2021, e que também inclui um magnífico Fiat 131 Abarth Rally, por exemplo, que já mostramos aqui.
O modelo italiano de cinco portas está sendo leiloado sem preço de reserva, o que significa que em teoria poderá ser vendido inclusive por alguns poucos euros. Na realidade, a estimativa indicada no leilão se situa entre 10.000 e 15.000 euros, talvez um pouco elevada para um simples Ritmo 60 CL.
Há poucas informações sobre o carro e entre elas destacamos o fato de que o veículo está atualmente na Alemanha e tem matrícula alemã, com os livretos atestando sua estadia na Itália pelo menos até 2008, ano da última revisão certificada.
Pelas belas imagens, o Fiat Ritmo 60 CL parece muito bem conservado, o que indica de que os anteriores e atual proprietários procuraram cuidar de sua manutenção e o guardaram em garagem desde seu nascimento. Um sinal disso encontramos na cor dos para-choques de plástico, que parecem ter permanecido intactos e não foram descoloridos pela ação do sol.
O mesmo pode-se dizer dos plásticos e os revestimentos interiores, todos combinando com o exterior, que só mostram um leve desgaste do passar do tempo. É curiosa, no entanto, a ausência dos apoios de cabeça dianteiros, incluídos no equipamento de série da primeira geração do Fiat Ritmo (1978-1982).
A quilometragem que indica o marcador é de 19.279 km, mas não sabemos se é o total real ou se o hodômetro já deu uma volta completa e, portanto, são 119.279 ou 219.279 km. O motor é o bloco a gasolina, com 4 cilindros, 1.116 cm3 e 60 cv de potência, acoplado a uma transmissão manual de 5 velocidades.
Da informação adjunta se desprende que o carro custou na época 4.195.000 liras, uma cifra que com a revalorização monetária equivale a pouco menos de 15.000 euros de hoje. Comparando, o herdeiro atual do Ritmo 60 CL, o Fiat Tipo 1.0 City Life, tem um preço na Europa por volta de 20.000 euros.