2021 - FORD EXPLORER TIMBERLINE

Já faz algum tempo que sabíamos que a Ford estava preparando uma versão com um enfoque mais off-road do Ford Explorer. Uma fórmula também colocada em prática em outros modelos da casa, como é o caso da Ranger. E agora vem à tona um novo nome para acompanhar as outras versões ‘aventureiras’ dentro da marca de Dearborn como Tremor, Raptor e Badlands. Agora se soma a esta lista o Ford Explorer Timberline, uma nova versão do grande SUV da marca concebida para todos aqueles condutores que pretendem ir com ele mais além da cidade e da estrada.
As principais diferenças com relação à linha Explorer comum são perceptíveis à primeira vista, incorporando inclusive diferenças estéticas, como para-choque dianteiro diferente com uma superfície maior de plástico preto, ao qual se soma uma vistosa linha vermelha junto a dois ganchos para reboque. Também dispõe de uma nova grade, além de placas protetoras dianteiras e traseiras.
Na parte traseira surge também um para-choque sem escapes visíveis e uma área também com protetor de cor cinza. Em conjunto ambas as peças servem para oferecer ângulos de entrada e saída melhorados, ideais para entrar nos terrenos mais acidentados sem problemas. Um enfoque mais aventureiro que também percebemos agora pelo uso de pneus mais resistentes Bridgestone Dueler que calçam rodas de 18 polegadas de diferente desenho que deixam muito mais espaço para os pneus.
No entanto, as maiores chaves que tornam este Timberline especial não estão tão à vista. A primeira delas é uma suspensão elevada cerca de 2 cm, acompanhada de molas reajustadas e amortecedores melhorados (como os utilizados na versão Police Interceptor do Explorer, mas com uma regulagem mais adaptada ao off-road) e a segunda, um diferencial traseiro de deslizamento limitado Torsen. Tudo isso acompanhado, é claro, de uma tração total 4WD de série.
Quanto à motorização, o escolhido foi um bloco de 4 cilindros turbo alimentado de 2.3 litros que alcança uma potência de 300 cv e 420 Nm de torque máximo. Com esta mecânica o fabricante garante que o Explorer Timberline é capaz de rebocar 2.404 kg de peso. Por enquanto a Ford não fala de outras alternativas mecânicas, de modo que até nova informação, a possibilidade de uma versão híbrida plug-in fica descartada.
O interior também apresenta um aspecto único, exibindo uma espécie de moldura especial no painel com estilo de pedra, enquanto que o estofamento exibe vários logotipos especiais Timberline com a forma de uma montanha. Entre seu equipamento de série se destacam também os bancos dianteiros e o volante com aquecimento, embora haja ainda diferentes pacotes de equipamento disponíveis que incluirão outros interessantes extras, como tapetes de borracha e barras de bagageiro.
O novo Ford Explorer Timberline chegará aos concessionários dos Estados Unidos no próximo verão de lá com um preço partindo de 47.010 dólares.