1978 - FORD FIESTA FANTASY CONCEPT

Não faz muito tempo que a Ford lançou uma pick-up menor que a Ranger, a Maverick, mas já havia proposto um veículo desse tipo na década de 1970, a Ford Fiesta Fantasy de 1978. Ou melhor, um modelo que propunha cinco carros em um: além da pick-up, também era possível criar um coupé 2 plus 2 lugares, uma perua, um biposto e um conversível.
Este concept car altamente original, que foi apresentado no Salão de Chicago de 1978, foi criado pelo Departamento de Veículos Avançados da Ford, com o objetivo de reduzir o consumo médio de combustível em toda a linha Ford.
O Fiesta Fantasy foi revelado para coincidir com o 75º aniversário da marca e foi desenvolvido a partir da primeira geração do modelo, que, como as demais versões, foi produzido na fábrica espanhola da Ford de Almussafes, em Valência.
Graças ao uso ou remoção de vários painéis externos, a aparência do carro pode ser facilmente modificada. Dessa forma, era possível utilizá-lo em todos os dias do ano e para qualquer tipo de atividade.
Sim, porque com ela você pode transportar materiais de construção, levar as crianças à escola, fazer viagens longas ou aproveitar curvas sob o sol. Aquilo era versatilidade, não como os SUVs atuais.
Na época, a Ford não especificou o motor usado no Fiesta Fantasy, mas a lógica sugere que foi usado o motor mais potente da gama na época: um motor de 1.3 litros com 66 cv. Depois, um motor de 1.6 litros e 84 cv chegaria ao Fiesta XR2.
Mas o mais curioso de tudo é que não era a primeira vez que a Ford criava um veículo desse tipo, já que em 1976 apresentou o Ford Prima Concept, também com uma capacidade camaleônica muito notável.
O Ford Fiesta Fantasy nunca chegou a ser produzido, mas a ideia foi realmente atraente. Afinal, você pagaria por um carro e levaria cinco.