1988 - FORD RS200 LHD

Com menos de 150 exemplares produzidos, o Ford RS200 é uma das lendas do famoso Grupo B de rallys. As versões de rua são carros muito cotados entre os colecionadores por seu simbolismo e alto valor de mercado, por isso, quando um exemplar aparece à venda, geralmente surge por mais de seis dígitos. Este é o caso deste Ford RS200 de 1988 com apenas 18.900 quilômetros rodados que está à venda pela H&H Classics.
Embora a Ford fosse obrigada a fabricar 200 unidades de rua do RS200 para homologar o modelo de competição, diversas fontes fixam o número total de exemplares construídos em 144. A aposta da marca para conquistar o Grupo B de rallys chegou na temporada de 1986, o mesmo ano em que acabariam cancelando a categoria devido a uma série de acidentes fatais acontecidos nas últimas provas.
Dos carros fabricados com especificações de estrada, apenas 49 foram montados com o volante à esquerda, onde se inclui o chassi 179 que está à venda. Registrado no Reino Unido em 1988, este RS200 recebeu um dos kits de potenciação de 350 cv desenvolvido pela Ford e foi usado em diferentes corridas de sprint e subidas de montanha durante os primeiros anos de vida.
Em 1994 mudou de dono e foi agregado à coleção de um museu privado, onde permaneceu até que em outubro de 2005 foi leiloado e acabou em mãos do seu atual proprietário. Em novembro de 2022 seu motor foi submetido a uma restauração completa para devolvê-lo ao seu esplendor, embora nos últimos 35 anos tenha rodado somente 18.916 quilômetros.
Como a maioria dos exemplares, este Ford RS200 de 1988 está terminado na cor branco sobre um interior em preto e cinza com o volante e os bancos na cor vermelho. Equipa um motor turbo de 4 cilindros e 1.8 litros montado em posição central, e conta com transmissão manual e tração nas quatro rodas.