2022 - FOXTRON MODEL B CONCEPT
Os fabricantes asiáticos são autênticos líderes em tecnologia, mas não em design, uma qualidade fundamental para triunfar nos mercados ocidentais. Alguns estão recorrendo a prestigiosos estúdios de design, como os italianos da Pininfarina, que são os responsáveis pelo concept car apresentado pelo Hon Hai Technology Group (Foxconn), e de uma importante fornada de carros elétricos que irão da Ásia ao mercado europeu nos próximos anos.
O Foxtron Model B foi revelado em Taipei pelo maior fabricante de produtos eletrônicos do mundo, e que fabrica o iPhone. O futuro rival dos Volkswagen ID.3 e CUPRA Born, apresenta um design elegante, vanguardista e bem proporcional, destinado especialmente à nova geração de jovens, que lembra na forma do perfil o elétrico da CUPRA. Os faróis dianteiros são divididos em dois níveis, com a luz diurna em uma fina faixa que se estende na largura por baixo da borda do capô, enquanto que as funções principais estão alojadas em um nível inferior nos extremos.
Um design muito esportivo na dianteira e também na traseira, onde os grupos ópticos reproduzem o design dos dianteiros. Os designers da Pininfarina optaram por implementar uma linha de teto que, começando a partir dos pilares do para-brisa, se aprecia uma forma de ‘S’ até a parte traseira, enquanto que os painéis dos pilares traseiros atuam como uma cortina de ar que reduz as turbulências. O resultado é um coeficiente aerodinâmico de arrasto de apenas 0.26x.
Baseado no Foxtron Model C, o fabricante se viu obrigado a realizar algumas mudanças na plataforma MiH, especialmente para desenvolver um habitáculo muito espaçoso e confortável. Uma das qualidades é sua ampla distância entre os eixos de 2.8 metros, de modo que pode acomodar cinco passageiros, enquanto que o comprimento total alcança os 4.3 metros, ideal para desenvolver-se no tráfego urbano.
O futuro modelo estreará no mercado em 2024, carregado de tecnologia em todos os aspectos. Prova disso é sua iluminação com tecnologia ‘Pixel-LED’, que permite a reprodução de avisos em forma de ícones nas lanternas traseiras. Suas características técnicas não foram reveladas, embora os taiwaneses tenham comunicado detalhes muito interessantes. Sua bateria será de estado sólido e oferecerá uma autonomia máxima de 450 quilômetros, enquanto que seus potentes motores elétricos permitirão uma aceleração de 0 a 100 km/l em apenas 3.8 segundos.