2022 - GAC SPACE CONCEPT

O fabricante chinês Guangzhou Automobile Group, conhecido como GAC, acaba de apresentar um protótipo de van alimentado por hidrogênio e denominado Space Concept, que se destaca por alguns traços muito chamativos, como uma frente ‘toda grade’ e uma gigantesca porta traseira do tipo asa de gaivota.
A grade chama a atenção pelas grandes lâminas verticais, e sem dúvida mostra-se mais imponente que os controvertidos rins da BMW, a grade Singleframe da Audi ou a Spindle Grille da Lexus. E se o seu tamanho não bastasse, também é retro iluminada e exibe uma barra LED na parte superior.
Além da parte frontal, o GAC Space se destaca por uma enorme porta lateral traseira de abertura vertical, do tipo asa de gaivota, que lembra as portas traseiras do Tesla Model X. Também conta com uma enorme tampa traseira, que se abre para criar uma área ‘lounge’ com um sofá.
Por se tratar de um concept, dispensa o pilar B para facilitar o acesso ao habitáculo, que como podemos apreciar, é uma espécie de salão com um design dos mais minimalistas, com lugares traseiros tipo sofá e bancos dianteiros giratórios.
Embora haja volante e pedais no interior, a verdade é que este GAC Space foi desenvolvido com um nível 4 de condução autônoma em mente, que pretende liberar os ocupantes da condução para que possam desfrutar das comodidades do habitáculo. Em todo caso, ao ativar o modo autônomo, tanto o volante como os pedais se retraem.
O sistema de propulsão do Space Concept está baseado em uma célula de combustível alimentada por hidrogênio, junto a um motor elétrico de 180 cv de potência e 350 Nm de torque máximo.
De acordo com a marca, o tanque de hidrogênio facilita cerca de 650 quilômetros de autonomía, e pode ser totalmente recarregado entre 3 e 5 minutos, de modo que não está longe de um veículo convencional com motor a combustão.
Cabe lembrar que a GAC também desenvolveu um motor a combustão de hidrogênio, uma tecnologia similar à utilizada pela Toyota em seus protótipos GR Yaris e Corolla.