2023 - GENESIS G90

A Hyundai quer expandir a linha de produtos de alta gama de sua marca Genesis e assim chegar a um maior número de clientes em diferentes lugares do planeta. Depois de incorporar um renovado G80 e o seu primeiro SUV, o GV80, outros dois veículos se somaram ao portfólio de modelos assinados pelo fabricante coreano. Estamos falando de um crossover de menor tamanho - o GV70 - junto com outro sedan mais compacto, o G70. Com toda essa exibição de automóveis poderíamos pensar que o futuro do carro-chefe da marca estaria mais longe do que nunca, mas não é assim, já que a própria empresa acaba de divulgar as primeiras imagens oficiais do Genesis G90.
O sedan mais representativo da marca de luxo coreana quer dar um impulso em suas vendas e para isso está prestes a estrear uma nova geração com a qual possa competir com rivais de porte como os Audi A8, BMW Série 7 e Mercedes-Benz S Class. Cabe lembrar que os emplacamentos deste veículo durante os dois últimos exercícios mal superaram as 2.000 unidades por ano, de modo que parecia plausível que a Genesis pudesse esquecer-se do carro-chefe, mas acontece que a marca premium da Hyundai optou por desenvolver uma nova entrega e acaba de revelar o design definitivo do seu exterior.
A próxima geração conservará o design distintivo dos recentes lançamentos da Genesis, com grupos ópticos divididos e uma grade dianteira de grandes dimensões, embora esta última exiba uma parte inferior menos pontiaguda que antes. A partir do perfil lateral, vemos uma linha de cintura mais elevada que a do G80, enquanto que as rodas exibem um desenho muito atraente. Ainda olhando pela vista lateral, podemos apreciar que o exemplar de cor azul nas imagens corresponde à versão de chassi estendido, que aumenta a distância entre os eixos em 190 milímetros.
Ambas as configurações exibem as maçanetas das portas embutidas e podem ser distinguidas facilmente pelo tamanho das portas traseiras. Além disso, a Genesis oferece diferentes jogos de rodas de 20 polegadas. Dito isso, a nova entrega do G90 pode contar com os piscas mais extensos já vistos em um automóvel de produção, continuando com o design das luzes divididas da parte frontal. A mesma ideia de iluminação pode ser apreciada na parte traseira, já que as lanternas estão divididas em unidades com tecnologia LED muito estilizadas que se estendem na largura do para-choque e da tampa posterior. O spoiler integrado na tampa do porta-malas faz eco ao modelo da geração anterior, assim como as saídas de escape duplas trapezoidais.
No que diz respeito ao interior, a Genesis ainda não ofereceu nenhuma imagem, de maneira que teremos que esperar as próximas semanas para descobri-lo. Espera-se que o G90 da próxima geração tome emprestado detalhes do habitáculo de seus irmãos G80 e GV80, incluindo um desenho de volante de dois raios, o quadro de instrumentos digital e materiais de alta qualidade.
O mesmo ocorre com a parte mecânica do G90. Não há informação sobre o powertrain, mas comenta-se que o sedan receberá o conhecido motor V6 de 3.5 litros biturbo da Genesis, desenvolvendo 380 cv de potência que serão digeridos pelas rodas traseiras, embora de forma opcional estará disponível um sistema de tração total. Resta saber se também contará com uma versão 100% elétrica.
Espera-se que a Genesis revele primeiro o G90 no mercado coreano para depois fazer o mesmo com outras regiões da Ásia e os Estados Unidos. Sua estreia acontecerá no início de 2022.