2016 - GLM G4 SUPER SEDAN

A edição 2016 do Salão de Paris será lembrada, sem dúvida nenhuma, como o evento dos veículos elétricos por excelência. Não porque a feira tenha se tornado uma mostra especializada para este tipo de veículos, mas pelo fato de que Paris 2016 foi o momento escolhido pelas marcas europeias para apresentar suas apostas definitivas pela mobilidade elétrica.
É verdade que já existe no mercado um segmento elétrico, onde inclusive algumas marcas já dispõem de uma linha completa, e que muitas outras marcas apresentaram dezenas de protótipos nos últimos anos. Mas essa última edição do salão francês foi escolhida pelos principais fabricantes para que mostrassem o que serão seus futuros carros elétricos de produção, já com a última geração de tecnologia aplicada às baterias que lhes permitirá alcançar faixas de autonomia impensáveis até a poucos meses.
Marcas como Mercedes-Benz, Renault, Volkswagen e Opel foram as protagonistas absolutas nestes últimos dias com seus novos modelos elétricos e com suas novas capacidades de autonomia. Mas outras marcas também foram apresentadas com seus modelos elétricos, como é o caso do novo GLM G4 Super Sedan.
Essa nova marca japonesa apresentou em Paris seu primeiro protótipo de um sedan elétrico. Embora para muitos o G4 seja um simples protótipo de um esportivo elétrico, a verdade é que trata-se do primeiro passo de uma nova marca japonesa, a Green Lord Motors, fundada por um executivo da conhecida Sony.
Baseado no Savage Rivale GTS de 2012, o novo GLM G4 Super Sedan adianta o projeto desta jovem marca, que por enquanto parece que se limitou a substituir o enorme motor V8 a combustão do Rivale por dois motores elétricos que desenvolvem aproximadamente 540 cv com um número de torque realmente selvagem: 1.000 Nm. O desempenho anunciado é fantástico: 3.7 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h com uma velocidade máxima por volta dos 250 km/h, e sua autonomia está homologada em cerca de 400 quilômetros.
Os planos da marca a médio e longo prazos por enquanto são desconhecidos. Pelo que se sabe, a GLM assumiu o controle do projeto Savage Rivale Roadyacht GTS, cuja base é na Europa. Se esse protótipo for mesmo uma amostra das reais intenções da empresa, estamos diante de uma iniciativa que pretende imitar a Tesla Motors.
Assim como a própria empresa descreve o projeto do G4, trata-se de um veículo exclusivo e chamativo, e nada mais. Portanto, por enquanto devemos considerá-lo como um simples protótipo de salão, apesar de que a marca japonesa afirme que é um modelo plenamente funcional, cujos resultados anunciados são reais.