2019 - GM DEFENSE ISV

A recém-criada divisão de defesa da General Motors, a GM Defense, é uma das finalistas na competição para criar o novo veículo de transporte leve do exército dos Estados Unidos. Embora não pareça, o novo e extremo GM Defense ISV está baseado no Chevrolet Colorado ZR2 Bison.
A General Motors está apostando fortemente no setor militar, e para isso não só ressuscitou a antiga divisão GM Defense, como também ao longo dos últimos anos apresentou vários projetos desenvolvidos especificamente para as diferentes divisões do exército americano e este é um dos mais radicais, o novo GM Defense ISV.
ISV são as siglas de Infantry Squad Vehicle, um veículo leve que deve cumprir diversas funções, como é o caso do transporte das tropas em curta e média distância. Todos os grandes fabricantes americanos apresentaram sua proposta, desde a Ford com uma versão militarizada da Ranger até o Grupo FCA com uma versão ligeiramente mais radical do Jeep Wrangler Unlimited. No entanto, o projeto mais extremo apresentado é o da General Motors, que não conta com um só elemento ou traço do modelo de série do qual deriva, embora a marca afirme que 70% das peças do ISV pertencem ao modelo de rua.
Embora pareça mentira, debaixo deste radical crossover de combate se esconde um chassi e a mecânica do Chevrolet Colorado em sua versão mais extrema, a ZR2 Bison. Este modelo de rua conta com a configuração de chassi melhor adaptada e robusta da linha para seu uso fora do asfalto, incluindo novos amortecedores DSSV da Multimatic que também estão presentes na versão militar.
A mecânica é a mesma que utilizada pelo modelo de série, o motor de 4 cilindros e 2.8 litros diesel Duramax que entrega 189 cv (186 hp) e que surge acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Aqui acabam as semelhanças com o modelo de rua, já que não conserva nenhum só painel nem elemento da carroceria da pick-up original.
Isto ocorre porque este veículo precisa ter um tamanho que lhe permita entrar em um helicóptero de transporte militar Boeing Chinook CH-47 e ser suficientemente leve para poder ser transportado por um helicóptero médio Sikorsky Blackhawk UH-60. Por isso que sobre o chassi de longarinas do Colorado ZR2 tenha sido disposta uma armação metálica que pode adquirir múltiplas coberturas e configurações, incluindo até 9 assentos.
Por enquanto o projeto ISV da GM Defense é um dos finalistas do concurso organizado pelo Ministério da Defesa dos Estados Unidos, de modo que pode tornar-se o novo veículo leve das diferentes divisões do exército americano.