2022 - HINO DAKAR
Certamente quem é familiarizado com o setor automotivo já ouviu falar da Hino, um fabricante japonês de caminhões comerciais, mas caso alguém ainda não conheça a marca, ela participará no próximo Rally Dakar 2022 com um caminhão híbrido bastante interessante.
Baseado em um Hino da série 600, este monstro de competição recorre a um sistema de propulsão híbrido baseado em um motor turbodiesel, com uma potência total de 1.080 cv, o que não é nada mal.
O motor térmico é um enorme bloco diesel de 6 cilindros em linha e 8.866 cm3, que desenvolve 800 cv e 2.295 Nm de torque máximo, e se combina com um propulsor elétrico de 206 kW ou 280 cv. O tanque de diesel, aliás, é de 800 litros.
A força do sistema chega às quatro rodas através de uma transmissão automática de 6 velocidades, e como é lógico, a tração total conta com um diferencial central autoblocante e uma caixa de transferência com reduzida.
De acordo com a Hino, a carroceria do modelo é fabricada em alumínio e fibra de vidro com o objetivo de conseguir o menor peso possível para o conjunto, embora este bólido de corridas atinja 8.600 kg na balança.
O fabricante japonês participou pela última vez no Rally Dakar na edição de 2020, onde concluiu a prova em último lugar de sua categoria, entre os 10 veículos participantes. Todos os seus rivais eram marcas europeias como Kamaz, Iveco, Tatra e MAZ, mas é bem possível que este novo veículo híbrido melhore as possibilidades da marca japonesa.
Esta próxima edição do Dakar, pelo menos pelas ‘máquinas’ participantes, parece que será muito bom. A Toyota se inscreveu com uma Hilux com o motor V6 biturbo do Land Cruiser, com 415 cv e 650 Nm, e inclusive a Audi irá participar com seu Audi RS Q e-tron, um monstro também híbrido, com tecnologia do e-tron FE07 da Fórmula E.
O Rally Dakar 2022 será celebrado entre os dias 2 e 14 de janeiro do próximo ano, e nesta ocasião acontecerá exclusivamente na Arábia Saudita.