2023 - HONDA CIVIC e:HEV EU VERSION

Depois de alguns meses de grande expectativa, a nova geração do Honda Civic (a 11ª) chegará aos mercados europeus no outono de 2022. A principal novidade é que fará isso na forma de uma versão 100% híbrida sob o nome de Civic e:HEV, utilizando o sobrenome presente em outros modelos atuais da linha.
Desta forma, o novo Honda Civic e:HEV é um compacto de cinco portas que utiliza, assim como o CR-V, um motor a gasolina 2.0 de 4 cilindros de ciclo Atkinson, combinado com dois propulsores elétricos e uma bateria de íons de lítio, para desenvolver uma potência total de 184 cv e um torque máximo de 315 Nm.
O sistema híbrido do Honda Civic e:HEV associa o motor térmico junto a dois motores elétricos, funcionando em paralelo. O primeiro é controlado por uma nova unidade de controle compacta, permitindo que o motor a gasolina alcance uma eficiência térmica de 41%.
Por outro lado, ambos os motores elétricos trabalham conectados para proporcionar ao novo Honda um torque instantâneo e uma potente aceleração, graças à compacta bateria alojada debaixo dos bancos traseiros e dotada de uma maior densidade energética.
Seguindo com a parte técnica, o sistema híbrido seleciona automaticamente um dos três modos de funcionamento disponíveis: EV, híbrido e motor. O condutor pode então escolher entre quatro modos de condução: Econ, Normal, Sport e Individual; este último, para controlar em separado o motor e a transmissão.
A transmissão de uma marcha, controlada por uma ECU específica, otimiza a condução em qualquer situação e permite ao Civic e:HEV alcançar um consumo oficial combinado de 20 km/l e emissões de CO2 inferiores a 110 g/km.
Em relação à parte estética, o design do novo Civic (versão europeia) replica a abordagem da versão que já estreou nos Estados Unidos, oferecendo uma imagem mais inovadora, se for comparada com a geração atual. Destaca-se a altura dianteira do veículo, com um capô 25 milímetros mais baixo, assim como uma visibilidade melhorada graças ao desenho panorâmico do para-brisa.
Da mesma forma, podemos apreciar uma altura mais reduzida dos ombros da carroceria. Segundo a marca, isso foi feito para oferecer uma melhor visibilidade aos passageiros traseiros, enquanto que o pilar dianteiro (A) deslocado para trás e os retrovisores montados nas portas melhoram a praticidade e reduzem os ângulos mortos.
Outro detalhe que pode ser apreciado nas imagens é que a distância entre os eixos foi incrementada, concretamente, em 35 milímetros. Esse detalhe, junto a um aumento na largura da bitola traseira, dá como resultado um habitáculo mais espaçoso.
A tampa traseira é feita pela primeira vez de resina (material composto), pesa 20% a menos que uma equivalente metálica, é mais fácil de ser elevada e tem dobradiças deslocadas para fora para otimizar a linha do teto.
No habitáculo do novo Honda Civic e:HEV destaca-se o desenho horizontal do painel, com telas de ventilação em acabamento metalizado recorrendo toda a largura da frente. A partir do acabamento Advance, o quadro de instrumentos conta com uma tela digital HD de 10.2 polegadas, enquanto que o display táctil central do sistema de infotainment é de 9.0 polegadas e está localizado em uma posição mais elevada que no Civic da geração atual.
Dessa mesma forma, o novo Civic também oferece conectividade sem fios para os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, equipamento de som com oito alto-falantes de série nas versões Elegance e Sport, e de 12 no Advance com equipamento assinado pelo especialista Bose.
Em relação aos sistemas de segurança e de ajuda à condução, o Honda Civic e:HEV oferece o conhecido sistema denominado Honda Sensing, que inclui uma nova câmera frontal grande angular de 100º, com tecnologia de reconhecimento melhorada, para detectar pedestres, limites de velocidade e outros veículos, incluindo bicicletas e motos.
Pela primeira vez, o novo Civic está equipado com sensores de sonar, quatro na frente e quatro atrás, assim como com atualizações de outros dispositivos já conhecidos, como a manutenção de faixa, o controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e o controle de ângulo morto.
Também não devemos esquecer do sistema de alerta de tráfego cruzado traseiro e os 11 airbags disponíveis. Por enquanto não há preços informados, mas o modelo chegará aos concessionários europeus no outono daquele continente.