2020 - HONDA CIVIC TYPE R LIMITED EDITION & SPORT LINE

Com os novos Honda Civic Type-R Limited Edition e Civic Type-R Sport Line, o fabricante japonês amplia a linha do recém-atualizado Honda Civic Type-R 2020. Este esportivo, que sofreu ligeiras mudanças para aumentar seu atrativo, contará a partir dos próximos meses com duas novas versões.
O Honda Civic Type-R Limited Edition e o Civic Type-R Sport Line tomam como base de partida o Type-R convencional. Mas enquanto o primeiro se apresenta como a versão mais extrema e esportiva da geração atual, o segundo aposta por um estilo com o qual passará mais despercebido entre o tráfego. Ainda não está confirmado, mas espera-se que as três versões do Civic Type-R estejam presentes entre as novidades da marca no Salão de Genebra 2020.
Começamos falando do mais exclusivo, o Civic Type-R Limited Edition. Trata-se de uma edição especial da qual será fabricado um número limitado de unidades para todo o mundo. Para a Europa, por exemplo, chegarão 100 exemplares convenientemente numerados, enquanto que a produção para os Estados Unidos alcançara os 600 carros. Conta com mudanças onde aumenta ainda mais sua esportividade, segundo a Honda, com o objetivo de tornar-se o modelo de tração dianteira mais dinâmico do mercado.
Para isso, foram desenvolvidos novos componentes mais leves e foi criado um interior mais minimalista, centrado no condutor. O Honda Civic Type-R Limited Edition conta com rodas forjadas BBS de 20 polegadas calçadas com pneus Michelin Pilot Sport Cup 2. Devido à nova combinação de roda/pneu e para melhorar o rendimento, os engenheiros modificaram a resposta dos amortecedores e recalibraram a direção para aumentar o controle e a resposta.
Esteticamente, o Civic Type-R Limited Edition é facilmente reconhecível graças à nova cor exclusiva ‘Sunlight Yellow’. Outras mudanças estéticas incluem logotipos escuros e a pintura preto brilhante em que estão acabados o teto, os retrovisores e a saída de ar do capô. Por dentro, surgem bancos esportivos estofados em tecido vermelho, um volante em Alcantara vermelho e uma placa identificativa junto à alavanca de câmbios.
Além disso, buscando reduzir o peso, a Honda eliminou os sistemas de climatização, de infotainment e os elementos de isolamento acústico do teto, portas, para-choque dianteiro e painel. Assim, o novo Honda Civic Type-R Limited Edition é 47 quilos mais leve que um Type-R GT convencional sem renunciar a seus cinco lugares.
Apesar desta redução de elementos, a Honda manteve os vários assistentes de condução do sistema Honda Sensing. Outro aspecto que não varia é o motor VTEC Turbo de 2.0 litros, que oferece 320 cv de potência e 400 Nm de torque. Graças a ele, acelera de 0 a 100 km/h em 5.7 segundos, ou seja, é um décimo de segundo mais rápido que um Type-R GT no mesmo sprint.
Quanto ao Honda Civic Type-R Sport Line, foi concebido para aqueles condutores que querem um Type-R mais discreto sem perder esportividade, mas oferecendo um pouco mais de conforto. Este último foi conseguido graças à incorporação de rodas de 19 polegadas com pneus Michelin Pilot Sport 4S com uma banda mais macia com a qual se aumenta a comodidade. Também foi acrescentado mais material isolante no porta-malas e tampa traseira para reduzir os níveis de ruído, vibração e rumorosidade (NVH).
Mas as mudanças mais evidentes estão no exterior e no interior. Para conseguir esta maior discrição, foi eliminado o colossal aerofólio traseiro e montado um spoiler mais baixo. Outra mudança estética é a substituição da linha vermelha que recorre o perímetro inferior da carroceria do Type-R normal por outra de cor cinza mais sutil. Por dentro, os bancos esportivos estão estofados de preto, mas com costuras vermelhas.