2025 - HONDA CR-V e:FCEV

Pode parecer um Honda CR-V normal com duas tampas indicando que se trata de um híbrido plug-in. Mas não, o CR-V e:FCEV pode ser classificado como um hidrogênio plug-in. Sim, porque seu motor elétrico se move através de uma célula de combustível de hidrogênio, mas também há uma bateria recarregável.
Essa mecânica desenvolve 174 cv e 310 Nm, enquanto o tanque de hidrogênio tem uma capacidade de 4.3 quilos oferecendo 435 km de autonomia segundo a homologação EPA. Por outro lado, a bateria de 17.7 kWh aporta 47 km extra de alcance. Este veículo é “o único turismo elétrico movido a célula de combustível fabricado nos Estados Unidos”.
Regulagem específica
O SUV japonês conta com carga bidirecional, ou seja, pode converter-se em emissor de eletricidade para determinados dispositivos, como ferramentas elétricas, eletrodomésticos e equipamentos de camping.
Uma vez que a distribuição do peso é diferente, a Honda afirma que reajustou completamente a suspensão em ambos os eixos. O CR-V e:FCEV utiliza uma suspensão dianteira McPherson e uma traseira multibraço. A rigidez aumentou 10% em relação aos modelos com motor a combustão. Além disso, há novas barras estabilizadoras, amortecedores e molas.
O Honda CR-V e:FCEV é o primeiro modelo da marca japonesa que utiliza a segunda geração do seu módulo de célula de combustível, fabricado em Michigan e desenvolvido conjuntamente com a General Motors. É anunciado como mais eficiente, durável, refinado e rentável que seu antecessor. Além disso, os custos de produção deste componente foram reduzidos em dois terços.
Carregado de equipamento
A Honda fez alguns esforços para diferenciar visualmente esta versão de hidrogênio. Assim, foram modificados os arcos de roda dianteiros e os para-choques, junto com uma tampa traseira parcialmente preta, lanternas traseiras transparentes e rodas de liga leve pretas de 18 polegadas com um desenho de 10 raios. Debaixo do veículo, o e:FCEV tem um piso inferior totalmente fechado para melhorar o fluxo de ar e aumentar a eficiência.
Nos Estados Unidos, o CR-V e:FCEV 2025 inclui muitos extras de série, como os bancos com regulagem elétrica e aquecidos, o equipamento de som BOSE com 12 alto-falantes, o volante térmico, a base de carga por indução, a instrumentação digital de 10.2 polegadas e a tela táctil de 9.0 polegadas.
O Honda CR-V e:FCEV 2025 estará disponível para aluguel na Califórnia a partir do final deste ano. Cabe destacar que a apresentação do modelo acontece apenas algumas semanas depois que a Shell ter anunciado seus planos de fechar suas sete estações de hidrogênio na Califórnia.