1993 - HONDA NSX TYPE-R

O Honda NSX conseguiu mudar o panorama dos superesportivos quando surgiu em 1990. O NSX havia sido concebido como o rival japonês do Porsche 911 e do Ferrari F348 da época, e para isso a Honda criou uma obra-prima de engenharia que não parou de valorizar-se nas últimas três décadas. Um exemplo disso é este Honda NSX Type-R de 1993 que se encontra atualmente à venda.
É provavelmente um dos melhores exemplares que atualmente estão disponíveis para se adquirir no mercado. A versão Type-R de primeira geração do NSX foi concebido para atrair aqueles condutores que desejavam uma experiência mais intensa, de modo que a Honda desenvolveu uma nova versão de alta linha para o mercado japonês.
Como qualquer outro carro que busque aumentar seu desempenho, os engenheiros da Honda decidiram focar-se em reduzir o peso, eliminando todos os componentes que eram considerados desnecessários, incluindo o material isolante, a carenagem inferior, a direção assistida, o sistema de som, a roda de estepe, o ar condicionado e alguns elementos elétricos. A bateria foi substituída por uma de menor tamanho e o vidro posterior foi substituído por um mais fino.
No total, a Honda baixou o peso do NSX em 120 quilos, para o qual sem dúvida contribuíram os magníficos bancos de cubo Recaro com estrutura de carbono e kevlar. Em outras zonas, foram integrados alguns suportes e estruturas em alumínio, mudanças na suspensão com um ajuste mais rígido e amortecedores assinados pelo especialista Showa, além de novas rodas de liga leve Enkei, novas entradas de ar e logotipos Type-R.
Debaixo do capô, este Honda NSX Type-R de 1993, que está atualmente à venda, equipa um motor V6 DOHC de 24 válvulas e 3.0 litros com uma potência de 280 cv a 7.300 rpm e um torque máximo de 285 Nm. Acelera de 0 a 100 km/h em 5 segundos graças a uma transmissão manual de cinco velocidades, e sua velocidade máxima atinge 262 km/h.
Atualmente à venda através da Speedart Motorsport, com sede em Miami, Florida (EUA), este NSX Type-R foi montado originalmente em dezembro de 1992 e foi entregue a seu proprietário em 1993, que o manteve até o ano de 2000. Nesse momento, o carro passou às mãos de outro proprietário, de origem australiana. Curiosamente, o carro jamais saiu do Japão, até que foi comprado de novo em 2016 e exportado para a Malásia. Dois anos mais tarde voltou a ser transferido e desta vez enviado ao Reino Unido, de onde voltou a viajar aos Estados Unidos.
O veículo rodou apenas 49.616 quilômetros nos últimos 27 anos, e como se pode observar nas imagens, seu estado de conservação é quase perfeito, sem danos na pintura nem sinais de desgaste no habitáculo nem nas zonas de contato. Assim, quem estiver interessado neste Honda NSX Type-R com volante à direita, deverá desembolsar os 285.000 dólares que pedem.