2023 - HONDA PILOT

O Honda Pilot 2023 foi apresentado nos Estados Unidos como a quarta geração deste popular crossover que tem a família como prioridade, especialmente nesse segmento criado para aqueles que gostam de espaço, mas se recusam a adquirir uma minivan. Com melhor design, mais espaço e capacidade, certamente recuperará muito terreno em seu segmento.
O Honda Pilot 2023 muda radicalmente por dentro e por fora. Nesta ocasião voltam a optar por um design mais quadrado, como o que vimos na segunda geração, e também seguindo o que foi feito na marca ultimamente desde o lançamento do novo Civic, ou seja, perseguir formas mais simples em cada um de seus traços.
Estreará uma nova arquitetura para crossovers e com isso chega um incremento na distância entre os eixos de 7.1 cm para mais espaço no interior e também bitolas mais largas para maior estabilidade. No geral o comprimento cresce pouco mais de 8 cm.
No exterior, surgem faróis e lanternas LED, faróis de neblina, rodas de até 20 polegadas, teto panorâmico e uma paleta de cores mais atrativa, sendo o que se destaca por fora. A versão TrailSport se foca nas aventuras off-road e contará com rodas especiais para off-road na cor preto, proteções inferiores para motor, transmissão, tanque de gasolina e uma altura livre do solo 2.5 cm maior que a versão normal, assim como elementos contrastados no tom preto.
No interior a Honda também segue o que já vimos com toda a linha mais nova, ou seja: Civic, CR-V e HR-V. Seu design é mais horizontal, simples e com melhores materiais. Há um novo sistema de infotainment que conforme a versão será de 7.0 ou de 9.0 polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fios.
O equipamento será bem variado e com tudo aquilo que é esperado do segmento: bancos aquecidos e ventilados, A/C automático, Cabin Talk, quadro de instrumentos digital, entradas USB, carregador por indução para celular, muito espaço de armazenamento, etc.
O interessante é que todas as versões serão para 8 passageiros, no entanto, quem quiser ter uma segunda fila com bancos independentes, o assento central poderá dobrar seu encosto para criar um grande descansa braços ou desmontar o assento completo e guarda-lo no piso do porta-malas.
Debaixo do capô a Honda apresenta um novo motor V6 de 3.5 litros com 290 cv e 355 Nm de torque. É o motor V6 mais poderoso que a Honda já criou para um SUV. Será acoplado a uma transmissão automática de 10 velocidades que enviará a força para as quatro rodas.
Nas versões TrailSport e Elite, contará com o sistema i-VTM4 com sistema AWD e torque vetorial, o que permitirá que o diferencial traseiro possa manejar 40% a mais de torque enquanto que sua resposta será 30% mais rápida. Inclusive o eixo traseiro pode receber até 70% da potência do motor e por sua vez dirigir 100% dessa força a uma só roda para apoiar em situações de articulações um pouco mais extremas.
Finalmente há que mencionar que sua plataforma é mais rígida, de modo que tanto em condições off-road como nas estradas comuns, a condução deverá ser consideravelmente melhor que o modelo que se despede.
A Honda apresentou esta nova geração, mas de uma maneira um pouco discreta, pois como já é costume para eles, toda a informação será fornecida assim que se aproxime o início das vendas.