1995 - HONDA SSM CONCEPT

Uma vez que o S2000 é um dos esportivos mais queridos e emocionantes da Honda, achamos que valia a pena dar uma olhada em como nasceu o roadster. O protótipo SSM (Sport Study Model) foi apresentado no Salão de Tokyo 1995 e contava com um motor de 2.0 litros e 5 cilindros em linha.
É claro que a tração era traseira e a distribuição do peso era perfeita entre ambos os eixos, com 50% da massa para cada um deles. Além disso, contava com uma transmissão automática de 5 velocidades derivada do NSX e anunciava uma velocidade máxima de 250 km/h.
O design do veículo foi obra de Pininfarina, que imaginou o SSM com os faróis em posição baixa e um capô muito alongado. Enquanto que o S2000 de produção foi confeccionado com capota de tecido e teto duro, o concept foi desenvolvido como um roadster sem nenhum tipo de cobertura.
O interior era igualmente interessante, com uma separação total entre o posto do condutor e o do passageiro, junto a um painel envolvente que abrigava um quadro de instrumentos digital situado no centro.
A alavanca da transmissão automática, além de todos os botões e interruptores, estava situada à esquerda e à direita do condutor. Não faltavam um volante esportivo de três raios nem os pedais acabados em alumínio.
O motor de 5 cilindros era aspirado e podia alcançar um regime muito elevado, assim como sucedeu depois com o propulsor do S2000. No entanto, o bloco do modelo de fábrica só tinha 4 cilindros e a transmissão associada era uma caixa manual de 6 velocidades.
A Honda descartou em várias ocasiões a ideia de recuperar o S2000, um modelo que se manteve no mercado entre 1999 e 2009, e do qual surgiram duas gerações. É uma pena que agora se olhe muito a rentabilidade de cada veículo, por isso que estes esportivos de nicho têm muito poucas chances de serem reeditados.