2022 - HUAWEI AITO M5
Em abril do ano passado, a Huawei surpreendia o mundo ao anunciar seu primeiro carro, o SF5. Na realidade, o veículo não havia sido fabricado integralmente pelo gigante tecnológico chinês, já que havia contado com a colaboração da Cyrus e da Seres, que se encarregou da comercialização do produto. No entanto, não chegou a ser precisamente um sucesso de vendas, de modo que a Huawei volta ao ataque com um novo carro, o AITO M5.
Lançado sob a nova marca AITO, o M5 é um crossover com um enfoque mais luxuoso que também foi desenvolvido em colaboração com o fabricante chinês Seres. Embora ainda conserve o DNA do SF5, o novo modelo apresenta um interior mais confortável, um design exterior melhorado e uma clara evolução no que diz respeito à tecnologia.
A Huawei se encarregou de proporcionar os dois motores elétricos que fazem parte do sistema de propulsão do AITO M5. Estes dois propulsores se integram em um conjunto híbrido que utiliza um motor a gasolina de 1.5 litros com turbo compressor e 125 cv de potência que atua como gerador, ou seja, não impulsiona as rodas. Isso dá como resultado diferentes níveis de potência em função da versão: 203 kW (276 cv), 319 kW (433 cv) e 370 kW (503 cv).
O sistema de propulsão é alimentado por uma bateria de 40 kWh no modelo topo de linha - que aparece no vídeo. Isso deverá ser suficiente para rodar cerca de 150 quilômetros antes de esgotar-se, segundo cifras do ciclo WLTP. Uma vez ocorrendo isso, o motor a gasolina deve proporcionar outros 900 km de autonomia elétrica antes de esvaziar o tanque, o que significa uma autonomia combinada de mais de 1.000 km. Além disso, a versão de 503 cv é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.4 segundos (não há dados de velocidade máxima).
A Huawei também trabalhou na eletrônica do M5 e desenvolveu um sistema de infotainment específico que integra o sistema operacional Harmony. De acordo com o anfitrião do vídeo (em inglês), divulgado no YouTube pelo canal Wheelsboy, é um dos melhores sistemas multimídia do mercado.
As telas no interior medem 10.4 polegadas (quadro de instrumentos) e 15.6 polegadas (sistema de infotainment). Também integra um sistema de iluminação ambiental com 128 cores, estofamento de couro Nappa e um sistema de som com 19 alto-falantes e 1.000 watts fornecido pela Huawei. Além disso, oferece um sistema de condução autônoma de Nível 2.
Por outro lado, o AITO M5 conta com um sistema que simula diferentes sons do motor e do escape como se fosse um veículo a combustão. Também oferece sons que emulam as mudanças de marcha da transmissão. Em relação aos preços, o AITO M5 está disponível na China a partir do equivalente a 225.000 reais na versão de acesso à linha e a partir de 285.000 reais para a versão mais potente.