2020 - HYPERION XP-1

A Hyperion, uma empresa tecnológica com sede na Califórnia, acaba de revelar ao mundo inteiro sua mais nova criação. Um automóvel de alto desempenho movido a hidrogênio conhecido como Hyperion XP-1 e que após alguns teasers prévios, finalmente foi apresentado com o seu futurista aspecto. Os planos iniciais da Hyperion eram de revelar o XP-1 no Salão de New York, mas devido às circunstâncias atuais não teve outra alternativa que atrasar a apresentação até este mês de agosto.
Se o Hyperion XP-1 se destaca por algo em relação a outros novos esportivos é por ser um supercar ecológico que utiliza um sistema de propulsão de célula de combustível, de maneira que substitui os combustíveis fósseis pelo hidrogênio. Esta célula de combustível gera a energia elétrica necessária para mover suas quatro rodas motrizes, e embora não haja detalhes sobre sua potência total, a marca destacou que é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 2.2 segundos, e de alcançar uma velocidade máxima de 356 km/h.
Segundo explica a marca, esta nova tecnologia ajudará o automóvel a “marcar o começo de uma nova fronteira da tecnologia automobilística”, além de assegurar que o carro terá uma autonomia de 1.635 km, para garantir assim que “contará com um alcance, tempo de reabastecimento, durabilidade e reciclabilidade sem precedentes, especialmente em comparação com os veículos elétricos de bateria de hoje”.
A startup californiana lançou um vídeo que permite ver alguns detalhes do design do XP-1, assinado por engenheiros aeroespaciais. Sua estética será muito marcante e realmente futurista graças às suas formas aerodinâmicas, uma linha de teto baixa e grupos ópticos de LED muito delgados, assim como uma grade frontal arredondada. Além disso, suas formas funcionam também como painéis solares capazes de redirecionar-se para seguir a trajetória do sol.
Além deste novo vídeo também enumera outras principais chaves deste novo modelo, como seu chassi de titânio e fibra de carbono, seu leve sistema de propulsão a hidrogênio, e o seu já mencionado desempenho de tirar o fôlego. Tudo isso com um contido peso vazio de 1.248 kg graças também ao uso de uma carroceria de titânio reforçado.
Embora a marca ainda não tenha mostrado o seu interior com muitos detalhes, ela fala de um ambiente tão futurista quanto o exterior, com um habitáculo que inclui uma tela curva de 98 polegadas, um console central manejável inclusive com controle gestual, e uma grande superfície transparente no teto.
Nas palavras do presidente executivo e membro fundador da empresa, Angelo Kafantaris: “Estamos muito emocionados de lançar o Hyperion ao mundo para que possamos educar as pessoas sobre os benefícios dos sistemas de energia baseados ??no hidrogênio. Como o elemento mais abundante no universo, o potencial é praticamente ilimitado. Nosso objetivo é contar a história do hidrogênio com veículos inspiradores e soluções de infraestrutura. Com a estreia do XP-1, nosso objetivo é lançar a fronteira final para um amanhã mais limpo para as gerações futuras”.
Na verdade, a Hyperion anunciou que tem a intenção de impulsionar estes veículos elétricos com um “plano para revolucionar a indústria de reabastecimento de hidrogênio”. Enquanto esse plano chega, o que sabemos é que a produção do Hyperion XP-1 começará em 2022 e que será fabricado um total de 300 unidades, cada uma delas a um preço ainda desconhecido.