2025 - HYUNDAI i30 FASTBACK

A geração atual do Hyundai i30 já está se aproximando do final do seu ciclo de vida, mas isso não impediu que a marca coreana desse ao modelo outro facelift. Embora alguns mercados importantes como a Europa já não contem com um Hyundai i30 N 2025, as outras versões (hatchback, fastback e wagon) se beneficiam de uma leve mudança de imagem, junto com um equipamento de série um pouco mais amplo.
Trata-se do segundo facelift do modelo desde seu lançamento em 2016. Chega com um novo padrão para a grade frontal e um para-choque dianteiro renovado com novas molduras para os faróis antineblina. Outras novidades passam por novos desenhos de rodas, até sete novas cores, um para-choque traseiro sutilmente atualizado e iluminação LED de série.
Não faltará o acabamento esportivo N Line, embora como já saibamos, chega apenas acompanhado de melhorias estéticas. Exibe um aspecto exterior mais esportivo graças a diversos apêndices aerodinâmicos, detalhes escurecidos nos para-choques, assim como rodas de 17 polegadas ou 18 polegadas como opcional. No interior surge um estofamento de couro e camurça com costuras vermelhas.
No interior, as melhorias são tão sutis como no exterior. Surgem três novos desenhos de estofamento, uma maior presença do tom Piano Black no console central e um grupo de instrumentos com tela LCD de 4.2 polegadas a cores como padrão. Opcionalmente, ela pode ser ampliada para 10.25 polegadas - antes o tamanho máximo era de 7.0 polegadas.
Outras novidades passam pela adição de novas entradas USB-C na parte dianteira e traseira, atualizações dos mapas ‘over the air’ e mais tecnologia de assistência ao condutor. A frenagem de emergência na cidade agora é de série e foi adicionado um monitor de tráfego em cruzamentos com curvas e um assistente de condução em rodovias que mantém a distância com o automóvel da frente.
A oferta mecânica será composta pelo motor 1.0 T-GDI MHEV de 120 cv com transmissão manual ou de dupla embreagem, e o bloco 1.5 T-GDI de 160 cv com sistema MHEV e caixa automática. Não sabemos se o 1.5 DPi de 110 cv será mantido como escalão de acesso e o 1.0 T-GDi de 120 cv sem hibridação, embora seja pouco provável. A produção começa na planta da Hyundai na República Checa no próximo mês.