2023 - HYUNDAI MUFASA
O mercado automobilístico chinês é absolutamente fascinante se considerarmos a enorme quantidade de novos modelos que são lançados por lá a cada ano. Um dos muitos atores locais é a Beijing Hyundai Motor Co, uma joint-venture de 50% criada por Hyundai e BAIC em 2002.
A empresa vende nada menos que cinco sedans, um monovolume e vários SUVs, como o Tucson e o Shegda (Santa Fe). Um deles é o veterano iX35, que será substituído pelo novo Hyundai Mufasa 2023.
Antes de sua aparição pública no Salão Shanghai 2023, o modelo compacto foi revelado em imagens oficiais. A Beijing Hyundai publicou as fotos na rede social chinesa Weibo, revelando um design vanguardista similar ao do Tucson.
Talvez os detalhes mais chamativos sejam os faróis verticais e as lanternas traseiras com formas cilíndricas, que ajudam a diferenciá-lo do conhecido crossover compacto Tucson que é vendido no ocidente.
Embora a Hyundai ainda não tenha revelado as especificações técnicas, elas serão anunciadas quando o Mufasa for homologado pelo Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China.
No site do ministério foi confirmado que o SUV compacto medirá 4.475 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.665 mm de altura, de modo que é similar ao Tucson que é vendido no ocidente. Mede 2.680 mm entre os eixos e tem um peso vazio de 1.464 kg.
O mesmo documento revela que a Hyundai pretende montar um motor aspirado de 2.0 litros sem nenhum tipo de eletrificação com 160 cv, associado a um esquema de tração dianteira.
A mídia especializada local informa que o Mufasa também será oferecido com uma configuração híbrida no futuro, possivelmente com uma opção mild-hybrid de 48 V, mas por enquanto não há nada oficial.
Após sua participação no Salão de Shanghai 2023, o Mufasa estará à venda na China pouco depois. Nada se sabe sobre sua comercialização em outros mercados. Em relação ao nome do modelo, toma do pai de Simba no clássico animado da Disney de 1994, O Rei Leão.