2020 - ICON 917K
Foi no início de 2017 que esta pequena empresa britânica apresentou oficialmente o seu projeto, uma elaborada réplica do Porsche 917K, cujo desenvolvimento levou cerca de uma década, mas pela exatidão deste protótipo e seu complexo esquema técnico, parece ser merecida a espera.
Este projeto nasceu quando um dos fundadores da empresa descobriu à venda uma réplica da carroceria do chassi 917-010 do modelo, o Porsche 917K de 1969 pilotado por David Piper. Este foi o germe de uma ideia que em muito pouco tempo acabou se tornando no desenvolvimento deste modelo, uma réplica quase perfeita de um dos exemplares do mítico Porsche 917 utilizados no filme Le Mans de Steve McQueen. Segundo os responsáveis da empresa, esta réplica é 95% fiel ao modelo original, mas conta com um detalhe fundamental que o diferencia do modelo de competição, pode ser emplacado.
O projeto não trata de criar uma réplica a mais do mítico esportivo de competição, destinada obrigatoriamente a jornadas de track days, como outras réplicas similares. Mas o objetivo desta pequena empresa de engenharia era criar um verdadeiro Porsche 917 para as ruas. Por enquanto este modelo pode ser homologado em qualquer país. Para isso, os engenheiros tiveram que dotar a sua criatura com alguns elementos básicos, necessários para poder homologar o modelo, como é o caso de uma pequena estrutura na parte dianteira do chassi como se fosse um para-choque, um sistema de iluminação completo, espelhos retrovisores externos ajustáveis a partir do habitáculo, pneus e a indispensável moldura para a placa de licença.
No lugar de utilizar um chassi reciclado de outro veículo, o pessoal da Icon Engineering projetou um complexo chassi tubular similar ao que era utilizado pelo verdadeiro Porsche 917. Este chassi é de projeto próprio, mas conta com numerosos elementos similares al original, como o uso de tubos de até 5 seções distintas. O esquema de suspensão também foi cuidadosamente estudado, sendo que só o seu projeto levou mais de 6 meses.
Em relação à mecânica, embora o projeto anunciasse em um primeiro momento que debaixo do capô traseiro desta réplica caberia qualquer tipo de motor da marca alemã, incluindo os enormes 12 cilindros planos que eram utilizados no Porsche 917K, esta primeira versão de produção teve que se conformar com um seis cilindros plano procedente de um Porsche 911 geração 964, um bloco que foi preparado pelo especialista Hartland e entrega 299 cv no lugar dos 250 cv originais. A transmissão corre a cargo de uma caixa manual G50 de 5 velocidades da marca alemã. Segundo foi anunciado pela empresa, os motores de 12 cilindros planos seguem estando disponíveis, mas são extraordinariamente caros, mais inclusive que o próprio veículo completo equipado com este motor de 6 cilindros.
A Icon Engineering oferece o chassi e a carroceria de fibra de vidro a partir de 95.000 libras, cerca de 560.000 reais ao câmbio de hoje, para todos aqueles clientes que quiserem outra mecânica. No caso de se optar pelo veículo completo, incluindo o motor de 6 cilindros e a transmissão G50 manual, o preço se eleva a 200.000 libras, unos 1.180.000 reais.