1992 - ITALDESIGN COLUMBUS

O Italdesign Columbus deixou uma marca inesquecível na história dos carros-conceito. Era 1992 e o 500º aniversário da descoberta da América estava sendo comemorado.
A Italdesign quis prestar uma homenagem a Cristóvão Colombo apresentando no Salão de Turin uma mega-minivan de luxo com dimensões impressionantes: quase 6 metros de comprimento, 2 metros de altura e 2.2 metros de largura.
O que torna o Italdesign Columbus especial hoje é seu design visionário, um desafio às convenções que resistiu ao teste do tempo.
Um interior muito original
O design exterior do protótipo italiano foi caracterizado por suas linhas fluidas e modernas, com uma carroceria de fibra de carbono montada em um chassi de aço. As portas traseiras eram de tamanho proeminente para facilitar o acesso a bordo.
A cabine contava com sete assentos padrão que podiam ser expandidos para nove ou reconfigurados para transformar o carro em um veículo comercial para necessidades de trabalho.
Até a posição de dirigir era original: o assento estava localizado centralmente e elevado acima do motor para melhor visibilidade. A posição muito inclinada do volante lembrava o segmento de vans.
Para entreter os passageiros durante a viagem, a Italdesign ofereceu a cada um deles um monitor conectado a uma rede de TV e a um sistema VHS. A iluminação, por sua vez, era de fibra óptica e foi projetada para criar um ambiente confortável.
Motor de origem BMW
O Italdesign Columbus era equipado com um motor BMW V12 de 5 litros e 300 cv. Este motor foi posicionado transversalmente no centro do veículo para contribuir para uma distribuição equilibrada do peso. A tração era permanente nas quatro rodas.
O Columbus, construído como uma unidade única, atraiu interesse em vários eventos automotivos ao longo dos anos. Por exemplo, em 2003, por ocasião do 35º aniversário da Italdesign, ele foi exibido no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, no Lago Como.