2021 - JAGUAR E-PACE

O Jaguar E-Pace chegou em 2017 e se tornou não só no menor e mais acessível SUV da marca, como também no Jaguar mais compacto atualmente, com dimensões mais reduzidas que as do sedan XE. No entanto, a importância deste modelo para a marca britânica é significativa e a melhor prova disso é a atualização que o crossover acaba de receber, um modelo que introduz algumas mudanças estéticas notáveis, além de vários ajustes em sua mecânica e equipamento.
Na parte estética as mudanças mais destacadas surgem nos faróis com tecnologia LED que incorporam luzes de condução diurna com uma assinatura luminosa em forma de duplo J, assim como uma grade com um novo desenho que integra detalhes de diamantes, um para-choque dianteiro com a entrada de ar inferior redesenhada e telas laterais de ventilação com o icônico emblema da marca. Na traseira surge um para-choque modificado e lanternas de LED.
Em relação ao habitáculo, surgem algumas mudanças importantes como, por exemplo, a tela táctil de 11.4 polegadas e alta definição com vidro curvado situada no centro do painel, de onde se controla o novo sistema de infotainment Pivi Pro. A empunhadura do câmbio também é nova e o mesmo ocorre com o volante, agora inspirado no do I-Pace, enquanto que as diferentes superfícies foram recobertas com materiais suaves e o emblema da Jaguar aparece nos apoios de cabeça, no cubículo central e na frente do seletor do câmbio.
Na parte mecânica aparece um total de três motorizações diesel e quatro opções a gasolina, com uma nova versão híbrida plug-in que herda o powertrain dos seus primos Range Rover Evoque e Discovery Sport. A faixa de potências vai de 160 até 309 cv, com transmissões manuais de 6 velocidades e automáticas de 8 e 9 relações. A energia é enviada às quatro rodas em todas as versões, exceto nos motores de acesso diesel e gasolina, ou seja, os 2.0 de 163 cv e 1.5 de 160 cv, nos quais o eixo dianteiro é o encarregado de tracionar.
A versão híbrida plug-in combina um motor a gasolina de 3 cilindros e 1.5 litros com outro elétrico que impulsiona o eixo traseiro e desenvolve 80 kW. De forma conjunta o sistema oferece 309 cv de potência, com emissões de 44 g/km de CO2 e um consumo de combustível de 50 km/l segundo o protocolo WLTP. A autonomia em modo elétrico é de até 55 quilômetros, graças à presença de uma bateria de íons de lítio de 15 kWh de capacidade. Esta versão PHEV acelera de 0 a 100 km/h em 6.5 segundos.
Todas as versões do E-Pace incluem o sistema JaguarDrive Control com os modos Comfort, Eco, Rain-Ice-Snow (nas de tração dianteira) e Dynamic, entre os quais o condutor pode escolher manualmente conforme o estado da estrada. A configuração, escolhida através de um botão localizado junto ao seletor de mudanças, adapta a direção, a transmissão, a aceleração e os ajustes do amortecimento adaptativo (opcional) do SUV britânico. Além disso, nas versões de tração total se acrescenta um novo modo denominado Adaptive Surface Response, que determina de maneira automática o modo mais apropriado dos três que oferece.