2021 - JAGUAR F-PACE SVR

A renovação do Jaguar F-Pace SVR já é uma realidade. A versão esportiva e de alto desempenho do SUV da Jaguar sofreu uma completa e relevante atualização. Uma revisão na mesma linha daquela sofrida pelo F-Pace em meados do último mês de setembro. O sobrenome SVR continuará estando disponível na oferta do modelo britânico e se atualiza em todos os aspectos.
Em relação às mudanças no modelo que coroa a linha F-Pace, a verdade é que basta dar uma rápida olhada nas imagens para descobrir as principais alterações e novidades que estreiam com o F-Pace SVR 2021. Um interessante modelo que recebe a assinatura da divisão SVO da Jaguar.
Tomando como ponto de partida o novo F-Pace 2021, a versão esportiva SVR se apresenta com uma imagem exterior renovada. Foram realizados alguns ajustes para melhorar o fluxo de ar e a aerodinâmica graças às novas entradas de ar e ventilação que são fundamentais para reforçar a refrigeração dos freios e do motor. Além da nova grade com a insígnia SVR, o para-choque dianteiro foi revisado.
O desenho da tela da grade se inspira no Jaguar XE SV Project 8. Por outra parte, conta com uma nova saia lateral. Tampouco devemos ignorar os delgados faróis de LED com luzes de condução diurna. No capô, mais prolongado, foi incorporada uma saliência central mais larga com entradas de ar aos lados para extrair o ar quente do compartimento do motor.
Na traseira surgem quatro saídas do sistema de escape esportivo perfeitamente integradas. É preciso destacar também as lanternas traseiras e seu desenho fino, horizontal e envolvente. O novo F-Pace SVR também está disponível com rodas de liga leve forjadas de 22 polegadas com um acabamento em Preto Gloss Black e inserções no tom Cinza Satin Grey.
Quanto ao interior do novo F-Pace SVR, somos envolvidos por um ambiente onde se respira esportividade, luxo e conforto. O habitáculo foi redesenhado a fundo com materiais de primeira qualidade. Os bancos e as portas exibem um acabamento em Alcantara que se combina com o estofamento de couro Windsor do console central e do painel.
De maneira opcional há bancos esportivos de couro sintético, além disso, também se pode optar por inserções de fibra de carbono de poros abertos. O novo seletor de mudanças da Jaguar está acabado em couro poroso com o logotipo SVR em relevo. A isso é preciso somar um volante SVR, cujo aro está dividido em duas peças e conta com paddleshifts. Junto ao seletor de mudanças há também um novo comando giratório metálico para a configuração do JaguarDrive Control.
Também cabe destacar as novidades tecnológicas. A chegada do novo sistema de infotainment Pivi Pro compatível com Android Auto e Apple CarPlay é a grande melhoria neste aspecto e conta com uma tela táctil de 11.4 polegadas. O quadro de instrumentos é digital e permite consultar informação útil para a condução. Agora também é oferecido o sistema de filtragem PM2.5 para garantir que o ar que se respira no habitáculo esteja livre de partículas nocivas à saúde. E se não bastasse, entre o equipamento há uma longa lista de sistemas de assistência à condução.
Com relação à parte mecânica, debaixo do capô do novo Jaguar F-Pace SVR encontra-se um motor a gasolina V8 de 5.0 litros sobrealimentado que desenvolve uma potência de 550 cv e 700 Nm de torque máximo. Comparando com o modelo anterior, o torque foi incrementado em 20 Nm. O bloco está acoplado a uma transmissão automática ZF de 8 velocidades e um sistema de tração total com torque sob demanda com Intelligent Driveline Dynamics.
Graças a essa configuração mecânica, o novo F-Pace SVR é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 4.0 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 286 km/h. Além de ter melhorado o desempenho, também foi aumentada a eficiência do modelo. Este SUV esportivo da Jaguar homologa um consumo médio de combustível de 8.2 km/l e emissões de CO2 de 275 g/km, segundo o ciclo WLTP.
Também foi trabalhado o ajuste do veículo para melhorar o seu comportamento. O modo Dynamic foi atualizado e configurado especialmente para esta versão. O objetivo é oferecer uma experiência de condução específica e ajustada ao perfil ultra esportivo do carro. O software foi recalibrado para melhorar a resposta do acelerador, reforçar a configuração da suspensão e otimizar a rigidez da direção, ao mesmo tempo que melhora o som que emana do escape. Além disso, conta com uma maior eficiência de frenagem, equipando freios dianteiros e traseiros com discos de duas peças que medem 395 mm e 396 mm de diâmetro, respectivamente.