2021 - JAGUAR XF SPORTBRAKE

Depois de mostrar a carroceria sedan do Jaguar XF 2021, a marca britânica apresenta agora a versão perua do modelo, mais conhecida como Jaguar XF Sportbreak. Recebe sutis mudanças no exterior, interessantes novidades para o interior, mais tecnologia e uma linha mecânica mais eficiente, como ocorre no sedan.
Para quem não é um especialista no modelo, é difícil apreciar as novidades na carroceria. Os painéis são praticamente os mesmos, com discretas mudanças em suas linhas mestras e na assinatura luminosa, ao mesmo tempo que os faróis Pixel LED são um pouco mais finos e a grade mostra ‘detalhes de diamantes’ com um acabamento cromado.
No acabado R-Dynamic também se oferece para o exterior um pacote preto que substitui os cromados, dando assim um toque mais esportivo ao conjunto. Completam o elenco de atualizações os novos jogos de rodas, disponíveis no tamanho de 19 polegadas com acabamento preto ou prata e de 20 polegadas em acabamento preto acetinado ou brilhante.
A coisa muda notavelmente no interior, onde o Jaguar XF Sportbreak 2021 recebe um novo sistema de infotainment composto por uma tela táctil curva de alta definição de 11.4 polegadas. O novo software Pivi Pro é mais potente, intuitivo e conta com conectividade para Apple CarPlay e Android Auto.
Fazem parte do pacote as atualizações sem fios e a visão 360º para o conjunto de câmeras perimetrais. O resto das novidades do habitáculo passam por um novo quadro de instrumentos digital personalizável de 12.3 polegadas e uma alavanca de câmbios convencional que substitui o seletor giratório do modelo anterior.
A nível mecânico, todos os motores agora são acoplados à transmissão automática de 8 velocidades da Jaguar. Na linha diesel é oferecido o novo motor de 2.0 litros e 4 cilindros MHEV de 48 volts com 204 cv/430 Nm em versões RWD e AWD que acelera de 0 a 100 km/h em 8.0 segundos. Em conjunto oferece uma melhora nas emissões e na eficiência, além de um aumento de potência de 24 cv em relação ao motor anterior de 180 cv.
A linha gasolina é composta pelos novos motores Ingenium turbo de 4 cilindros com 250 cv/365 Nm (RWD e AWD) e 300 cv/400 Nm (somente AWD).