2024 - JEEP AVENGER
Esta semana, no Salão de Paris 2022, a Jeep revelou o novíssimo Jeep Avenger, o primeiro veículo elétrico alimentado a bateria (BEV) da marca.
O compacto Jeep Avenger lidera a introdução de um portfólio de competitivos veículos totalmente elétricos, de dimensão adequada para a Europa, sendo um elemento-chave em uma estratégia global de eletrificação à medida que a marca avança para se tornar um líder mundial em SUV com zero emissões.
Projetado e fabricado como um veículo Jeep desde o primeiro dia, o Avenger encarna o DNA da Jeep sob o formato de um SUV compacto com uma combinação única de capacidade, estilo, funcionalidade e tecnologia sofisticada para satisfazer as necessidades dos clientes sempre conectados.
“O novo Jeep Avenger representa um marco fundamental para a marca, uma vez que é o primeiro de um portfólio de veículos BEV da Jeep totalmente novos a ser introduzido na Europa”, disse Christian Meunier, CEO da Jeep. “Oferece a típica capacidade da marca Jeep perfeitamente adequada para o mercado europeu e no Salão de Paris estamos mostrando por que razão é uma grande alternativa totalmente elétrica da Jeep aos atuais protagonistas do segmento B-SUV”.
Produzido na altamente eficiente fábrica da Stellantis em Tychy, na Polônia, o novo Avenger está equipado de série com os sistemas Selec-Terrain e Hill Descent Control que, em conjunto com os seus excelentes ângulos de ataque e de saída, bem como com a grande distância ao solo do veículo, trazem para o segmento um elevado nível de competência.
Em termos de eletrificação, o Jeep Avenger está equipado com um sistema de propulsão elétrica de 400 Volts de nova geração que combina um novo motor elétrico e uma nova bateria.
Utilizando um cabo Mode 4 de 100 kW em corrente contínua ligado a um ponto de carregamento rápido, 3 minutos são suficientes para proporcionar uma autonomia de viagem de 30 km. Em cerca de 24 minutos, também é possível carregar as baterias de 20 a 80% da sua carga.
A missão do novo Avenger na Europa
Desenvolvido pensando nas necessidades específicas dos clientes europeus, o novo Avenger é um SUV compacto que, com apenas 4 metros de comprimento, está posicionado na categoria B-SUV de rápido crescimento, o segundo maior segmento europeu em termos de volume.
Em 2023, o segmento B-SUV deverá atingir um total anual de 2.2 milhões de vendas, o que corresponde a um em cada cinco veículos vendidos na Europa. O novo Avenger vai posicionar-se abaixo do Jeep Renegade, complementando a oferta da marca Jeep no segmento B-SUV.
“O Avenger é o primeiro SUV com zero emissões da marca Jeep”, disse Antonella Bruno, Diretora da Jeep Europe na Stellantis, “será o novo ponto de entrada para a linha Jeep que nos permitirá completar a nossa oferta de modelos SUV e esperamos que se torne o modelo mais vendido do nosso portfólio até 2024. O Avenger adiciona outro nível de eletrificação à nossa oferta e representa mais um passo na evolução da marca Jeep”.
“O Jeep Avenger é emocional, divertido, irreverente e destaca-se da multidão”, acrescentou.
O Jeep Avenger chega aos concessionários a partir de março de 2023, mas os clientes europeus poderão reservar a Launch Edition a partir de dia 2 de novembro, uma versão apelativa e totalmente equipada, disponível a partir de 39.500 euros. Os clientes podem acessar à pré-reserva através do site da empresa.
O novo Jeep Avenger é uma escolha valiosa e atrativa para aqueles que procuram uma alternativa de zero emissões da marca Jeep, longe das opções mais tradicionais do segmento. Tem como objetivo expandir a base de clientes, visando pessoas com um estilo de vida ativo que procuram um design competente e moderno, com dimensões compactas e um interior espaçoso.
Grupo propulsor elétrico totalmente novo
O Jeep Avenger dispõe de um propulsor elétrico de nova geração que combina um novo motor elétrico e uma nova bateria.
Graças à elevada potência e torque, além de uma calibragem específica do motor elétrico, o novo Avenger oferece um prazer de condução sem compromissos e uma elevada capacidade dentro e fora de estrada.
A segunda geração do propulsor elétrico de 400 Volts é a primeira a ser lançada pela Emotors, uma joint-venture entre a Stellantis e a Nidec Leroy-Somer Holding. Fornece 115 kW, o que corresponde a 156 cv de potência, e 260 Nm de torque máximo.
A nova bateria de 54 kWh, que também é produzida pela Stellantis, oferece uma alta densidade energética e uma excelente relação entre energia nominal e energia utilizável. Especificamente, a bateria é composta por 17 módulos e 102 células que utilizam a química de íons de lítio NMC 811 e permite uma autonomia de 400 km no ciclo WLTP, valor que sobe para 550 km no ciclo urbano.
A bateria, testada ao longo de mais de 2 milhões de quilômetros, é extremamente compacta, não intrusiva, e está posicionada debaixo dos bancos dianteiros e traseiros, bem como do túnel central. Além disso, durante a condução fora de estrada, está protegida por uma elevada distância do solo e por placas debaixo da carroceria.
Carregar o novo Avenger é extremamente simples. Através de um cabo Mode 4 de 100 kW em corrente contínua, ligado a um ponto de carregamento público, 3 minutos são suficientes para proporcionar uma autonomia de viagem de 30 km. Ou 24 minutos são suficientes para carregar as baterias de 20 a 80% de carga.
Considerando que os usuários europeus percorrem em média 30 km por dia, é provável que o veículo possa ser conduzido durante vários dias antes de ter que ser novamente carregado. Entretanto, com um cabo Mode 3 de 11 kW para corrente alternada ligado a uma Wallbox ou estação pública, é possível ‘abastecer’ de 0 a 100% em 5.5 horas.
Capacidade Jeep em primeiro plano
Um pilar essencial da Jeep é a sua capacidade, que hoje inclui uma abordagem mais ecológica graças à tecnologia 4xe híbrida plug-in e agora aos grupos propulsores elétricos.
O novo Avenger é o primeiro veículo Jeep com tração dianteira equipado de série com os sistemas Selec-Terrain e Hill Descent Control que, em conjunto com os seus impressionantes ângulos de ataque e de saída, bem como com a grande distância ao solo do veículo, fazem dele uma referência do segmento.
O sistema Selec-Terrain oferece seis modos: ‘Normal’ para a condução diária; ‘Eco’ para aumentar a autonomia; ‘Sport’ para um maior prazer de condução; ‘Snow’ para máxima tração em estradas ou trilhas geladas; ‘Mud’ para otimizar o desempenho sobre lama e melhorar a aderência; ‘Sand’ para limitar o risco de ficar retido em solo arenoso.
A arquitetura do veículo atinge os mais altos níveis de consistência possíveis sem comprometer nenhuma das características distintas da marca Jeep.
O novo Avenger mede apenas 4.08 metros de comprimento, sendo 16 centímetros mais curto e 13 centímetros mais baixo do que o Renegade. Dispõe de curtos vãos dianteiro e traseiro que reforçam as suas proporções. Além disso, a sua presença em estrada é reforçada por rodas maiores do que seria esperado em um veículo da sua dimensão.
Graças à combinação de vãos curtos e rodas grandes, o Avenger oferece a melhor distância do solo da sua categoria (200 milímetros) em todas as versões, bem como ângulos de ataque (20°), ventral (20°) e de saída (32°) excepcionais, que são essenciais para a condução fora de estrada, mas também úteis na vida urbana, por exemplo, ao subir uma íngreme rampa de acesso a um parque de estacionamento.
Um design Jeep contemporâneo
O Avenger adota uma ‘abordagem de design’ que oferece uma interpretação moderna do design Jeep em um conjunto compacto. A frente do veículo exibe a icônica grade de 7 aberturas, uma autêntica assinatura da marca Jeep que evoluiu de um padrão vertical para um padrão mais horizontal para eficiência funcional.
A grade posiciona-se em frente dos faróis para os proteger em caso de impacto. Os para-lamas salientes, outro elemento clássico do design Jeep, oferecem uma sensação de força e robustez ao mesmo tempo que comunicam uma presença sólida e imponente em estrada e fora dela.
A vista lateral é marcada pelos clássicos arcos das rodas trapezoidais, concebidos para otimizar o curso das rodas para uma articulação máxima. O veículo conta com imponentes rodas de 18 polegadas, com um desenho robusto e acabamento brilhante, equipadas com pneus de 690 mm de diâmetro. O perfil foi cuidadosamente trabalhado para maximizar a eficiência aerodinâmica e transmitir uma sensação de dinamismo, reforçada por um pilar ‘C’ flutuante, que é um traço familiar dentro da gama atual.
Na traseira, o veículo apresenta uma assinatura de luz inspirada nas clássicas latas de combustível X. Este ‘X’ é um tema recorrente dentro e fora, através do ‘X-Camo’, um padrão que combina o conceito de ‘camuflagem’ com a letra ‘X’.
Proteção a 360 graus
A fim de reduzir quaisquer danos causados por impactos em baixa velocidade, que constituem cerca de 70% das ocorrências na Europa, o novo Avenger está equipado com placas de proteção, painéis de proteção a 360 graus, bem como dispõe de faróis protegidos.
Graças a estas adições, estimou-se que um cliente pode reduzir os custos de danos potenciais por acidente em cerca de 1.000 euros. Em particular, os faróis dianteiros são embutidos e posicionados em posição elevada para proteção no caso de impactos em baixa velocidade. Além disso, as novas placas de proteção em polímero do SUV contam com acabamento de tipo metálico.
Por exemplo, se forem riscados, os danos não são visíveis. Além disso, em zonas mais expostas, como as portas, o revestimento é ainda mais espesso para proporcionar uma proteção mais elevada.
Interiores funcionais e espaçosos
O interior do novo Jeep Avenger continua a premissa do ‘design funcional’. O design interior, puro e robusto, ancorado por um painel de instrumentos elegante, inspira-se na história da marca Jeep e em particular no Jeep Wrangler.
Uma vez dentro do veículo, os olhos são imediatamente atraídos para a parte superior do painel, para uma única faixa horizontal funcional que inclui todas as saídas de ar, iluminação ambiente e uma tela táctil de 10.25 polegadas localizado centralmente, que pode ser visto tanto pelo condutor como pelo passageiro. A zona inferior do painel é marcada por uma ampla zona de armazenamento.
O novo Avenger tem detalhes únicos para a sua classe, tais como bancos premium com inserções em couro que oferecem ajustes elétricos e função de massagem (disponível mais adiante), luz ambiente multicor que reduz a tensão nos olhos durante a condução noturna e um amplo teto solar (disponível mais adiante). As luzes de presença do veículo permanecem visíveis quando a porta traseira se abre para uma maior proteção e segurança.
A console central foi concebido de forma a maximizar o espaço de armazenamento interior possível em uma carroceria compacta, uma vez que o novo Avenger é o modelo que mais volume oferece na sua categoria: 34 litros contra uma média de 15 litros no segmento.
Este resultado extraordinário foi alcançado através da otimização de todos os espaços e da criação de compartimentos de armazenamento funcionais e espaçosos, suficientes para armazenar o conteúdo de toda uma bagagem de cabine de avião no seu interior.
Concebido com flexibilidade e modularidade em mente, o console central pode ser deslocado para se adaptar às dimensões de vários objetos ou ser mesmo removido para criar espaço para objetos maiores. Um outro espaço útil está disponível sob os botões da transmissão automática e protegido por uma tampa magnética rebatível. Neste espaço, pode ser carregado um smartphone enquanto se armazena, simultaneamente, uma garrafa de 1.5 litros de água.
As regras do ‘design funcional’ também foram aplicadas ao porta-malas. O seu volume está entre os melhores do segmento (380 litros) e a sua funcionalidade pode ser vista na altura do plano de carga que foi reduzido para 720 milímetros a fim de facilitar o acesso, na largura da porta traseira, aumentada para mais de um metro e na adição de uma porta de abertura elétrica mãos-livres que é uma raridade neste segmento.
Tecnologia de vanguarda: sempre conectado
Pensado para clientes ‘sempre conectados’, o novo Jeep Avenger assegura uma experiência a bordo completamente digital. O infotainment de última geração está presente em todas as versões, equipado com a tela de 10.25 polegadas do sistema de Uconnect e combinado com um painel totalmente digital disponível em duas versões (com 7.0 ou 10.25 polegadas).
O grafismo do tipo smartphone está incorporado no sistema Uconnect 10”. Além disso, o sistema oferece a possibilidade de espelhar fisicamente o próprio dispositivo via Android Auto e Apple CarPlay, misturar e combinar conteúdos para construir a sua própria interface personalizada (até doze widgets por página e até seis páginas) e disponibiliza ainda navegação TomTom com reconhecimento de voz natural melhorado e atualizações over-the-air.
O novo Jeep Avenger oferece também um conjunto de serviços e funcionalidades de que os usuários podem tirar partido à distância. Por exemplo, graças ao aplicativo Jeep Mobile, os usuários podem consultar a localização dos seus automóveis diretamente a partir dos seus smartphones. Os usuários podem até travar e destravar as portas, verificar o nível de carga da bateria, definir as funções da climatização e carregar o veículo, bem como interagir diretamente com o Avenger através de um assistente de voz.
Equipamento avançado de segurança
O Avenger dispõe de uma abrangente oferta de sistemas e dispositivos de segurança de última geração. Dispõe de condução autônoma de nível 2, capaz de ajustar automaticamente a velocidade e a trajetória, recorrendo às tecnologias Adaptive Cruise Control e Lane Centering. Desta forma, o veículo permanece ao centro da faixa e a uma distância segura do veículo que o precede, a fim de proporcionar uma experiência de condução serena. Além disso, a condução autônoma de nível 2 inclui o sistema Traffic Jam Assist, para uma condução relaxada e confortável mesmo em caso de tráfego intenso.
O novo modelo também dispõe dos seguintes sistemas de assistência à condução: Traffic Sign Recognition, que lê e interpreta os sinais de trânsito; Automatic Emergency Braking com reconhecimento de pedestres e ciclistas, capaz de abrandar o veículo até uma imobilização para evitar (ou mitigar) possíveis acidentes; Drowsy Driver Alert, que alerta o condutor quando um momento de sonolência afeta a sua atenção; Blind Spot Monitoring, que monitora o ângulo morto do condutor; Lane Keeping Assist, que alerta o condutor quando o veículo sai da faixa; sensores de estacionamento a 360° com Active Park Assist; câmera traseira a 180° com vista do tipo drone.
Jeep Avenger Launch Edition
De 2 a 30 de novembro estará ocorrendo na Europa uma iniciativa de pré-reserva dedicada ao novo Jeep Avenger Launch Edition - uma apelativa e exclusiva edição de lançamento e totalmente equipada do SUV elétrico. É uma oportunidade imperdível, pois aqueles que previamente manifestaram o seu interesse online, serão os primeiros a poder encomendar e conduzir o novo Jeep Avenger.
Uma vez no website, o usuário pode ter acesso a uma plataforma dedicada e escolher a combinação de cor exterior e o concessionário mais próximo. Neste momento, o usuário poderá fornecer detalhes de contato e o consentimento de privacidade para saber quando o veículo estará disponível no concessionário para encomenda.
Disponível a partir de 39.500 euros, a apelativa Launch Edition do Jeep Avenger dispõe de uma pintura de dois tons - Sun com teto Volcano ou Granite com teto Volcano - ou pintura total no tom Volcano, sendo realçada por vidros escurecidos, rodas de liga leve de 18 polegadas, que salientam a sua personalidade na estrada e faróis dianteiros e traseiros integralmente em LED. O habitáculo inclui: iluminação ambiente multicor e um painel frontal do painel em tom amarelo; bancos premium pretos com função de aquecimento com destaques amarelos; para-brisa aquecido; uma cobertura almofadada do console central; um piso de carga ajustável em altura e uma porta traseira mãos-livres com abertura automática.
Além disso, a versão especial de lançamento oferece uma série de itens de equipamento inigualáveis para o segmento, como demonstrado pelo infotainment Uconnect de 10 polegadas com tela de 10.25 polegadas, painel totalmente digital de 10.25 polegadas, compatibilidade Apple CarPlay/Android Auto sem fios e compartimento de carregamento sem fios para smartphones.
Exclusivo da versão BEV, o novo Avenger Launch Edition está equipado com sistemas ADAS de nível 2, que permitem aos condutores manter a velocidade, a distância ao veículo da frente e a posição ao centro da faixa de rodagem de uma forma completamente autônoma.
Complementando o requintado pacote de equipamento, estão disponíveis elementos como o ar-condicionado automático, o Blind Spot System, um espelho retrovisor com ajuste automático da luminosidade, espelhos retrovisores laterais com rebatimento elétrico e aquecidos, sensores de estacionamento a 360° com câmera traseira com vista do tipo drone e cabo Mode 3 para carregamento em postos públicos.
Sob a iniciativa ‘The Freedom to Choose’ da marca Jeep, que permite ao cliente encontrar a solução de carregamento mais adequada, os clientes do Jeep Avenger Launch Edition podem escolher uma Wallbox para carregamento doméstico ou um cartão RFID para carregamento em um dos 300.000 postos de carregamento público disponibilizados na Europa.
Personalização exclusiva e mais de 100 acessórios
Como é tradição na marca Jeep, o novo Avenger pode ser melhorado com acessórios específicos e packs de personalização.
O Jeep Avenger irá oferecer mais de 100 acessórios que permitem uma elevada personalização com base nas necessidades específicas do cliente e que destacam a abordagem ‘stand of the crowd’, dando aos clientes várias possibilidades de tornar o seu SUV único.
Avenger personalizado mostrado no Salão de Paris
No Salão de Paris, a Jeep exibe um impressionante Avenger elétrico de cor Granite com teto Volcano, personalizado com um adesivo no capô com o exclusivo padrão X-camo, destaques azuis e logotipo Avenger. O veículo conta igualmente com rodas de 18 polegadas com acabamento preto brilhante com detalhes em azul, enfatizando o seu propulsor elétrico.
O habitáculo dispõe de uma cobertura almofadada no console central com o logotipo ‘e’ em azul no exterior e o tecido ‘X-camo’ no interior, tapetes de borracha no porta-luvas do painel e túnel central com o típico tecido ‘X-camo’ e ainda tapetes premium em tecido com o logotipo do perfil do modelo.
Fabricado na eficiente planta de Tychy, na Polônia
A fábrica de Tychy (Polônia) - construída entre 1972 e 1975 - ocupa uma área de mais de 2.4 milhões de metros quadrados, dos quais os pavilhões de produção e as instalações de serviços representam 500 mil metros quadrados. Todo o ciclo de produção para transformar bobinas de chapa metálica em um automóvel requer cerca de doze horas de engenharia, o que significa que praticamente a cada 50 segundos um novo automóvel sai das linhas de montagem.
A produção em Tychy é organizada para corresponder aos mais altos níveis de qualidade e foi premiada com o Bronze, Prata e Ouro do programa World Class Manufacturing como um reconhecimento da constante melhoria dos produtos, processos e serviços para permanecer líder da indústria e proporcionar a melhor escolha para os clientes.
A fábrica opera um ciclo de produção completo constituído por quatro fases: estamparia - gerida por um fornecedor externo desde 1998; solda - que se orgulha de possuir 99.5% de automatização graças a 921 robôs trabalhando na linha; zona de pintura - que também é automatizada em mais de 90%; e linhas de montagem. A fábrica de Tychy produziu, até setembro de 2022, impressionantes 12.5 milhões de automóveis, desde o início da produção em 1975. Foi feito um investimento significativo para o lançamento da plataforma B-SUB em Tychy.