2022 - JEEP WAGONEER & GRAND WAGONEER
Os novos Jeep Wagoneer e Jeep Grand Wagoneer 2022 já foram apresentados oficialmente. Eles serão os modelos de maior tamanho do catálogo do fabricante americano, posicionando-se no topo da linha, acima dos futuros Jeep Grand Cherokee e Jeep Grand Cherokee L.
Ao contrário do que sugere sua denominação, as diferenças entre os Wagoneer e Grand Wagoneer não são as mesmas que podem ser encontradas em outros escalões do catálogo da marca, como os Cherokee e Grand Cherokee. Estes últimos são dois modelos totalmente diferentes que não compartilham nada, exceto o nome, enquanto que os novos Wagoneer e Grand Wagoneer 2022 são diferentes versões de um mesmo modelo. De modo que não há diferença de tamanho entre eles, mas sim em equipamento e, portanto, de posicionamento. Enquanto o Jeep Wagoneer 2022 está destinado a competir com modelos como o Ford Expedition e o Chevrolet Tahoe, o Jeep Grand Wagoneer 2022 é uma versão mais luxuosa e mais equipada, cujo propósito é rivalizar com modelos do porte dos Cadillac Escalade e Lincoln Navigator.
Os Jeep Wagoneer e Jeep Grand Wagoneer 2022 medem 5.436 mm de comprimento, 2.123 mm de largura, 1.920 mm de altura e contam com uma distância entre os eixos de 3.124 mm.
Não há muito o que contar nessa parte, pois a verdade é que ambos os modelos são praticamente idênticos ao Jeep Grand Wagoneer Concept que foi apresentado no ano passado como adiantamento. As diferenças com o protótipo são mínimas e se limitam a detalhes como a tela interior da grade dianteira, que conta com elementos horizontais em lugar de lâminas verticais; a distribuição interna dos faróis e o teto panorâmico, que aparece dividido em duas seções em lugar da peça de vidro única que aparecia no protótipo.
Ambos são SUVs de tamanho full-size desenvolvidos sobre uma robusta arquitetura de longarinas, a mesma utilizada na linha RAM Trucks, mas com um nível de sofisticação muito maior e com uma grande e avançada gama de configurações mecânicas e de chassi.
A parte técnica destes dois modelos é muito similar à do recém-apresentado Jeep Grand Cherokee L, embora os novos Wagoneer só estejam disponíveis com motores V8 de 5.7 litros em configuração mild-hybrid e 397 cv (392 hp) no caso do Wagoneer e de 6.4 litros e 477 cv (471 hp) no Grand Wagoneer.
Ambos os modelos só contam com uma transmissão automática de 8 velocidades, mas ela é configurável com até três diferentes sistemas de tração total, que no caso do mais avançado dispõe de duas caixas de transferência e um diferencial de deslizamento limitado eletrônico. Além disso, podem ser combinados com duas configurações de suspensão, incluindo a suspensão pneumática Quadra Lift opcional, que é capaz de elevar a altura livre do solo em até 256 mm, enquanto que o esquema de suspensão básico conta com 211 mm de altura livre. No caso de se solicitado o pacote off-road opcional, a linha Wagoneer equipa painéis metálicos de reforço nas partes baixas.
As diferenças estéticas entre o Wagoneer e o Grand Wagoneer também são muito sutis e se limitam às rodas, os diversos cromados exteriores (como nos perfis dos vidros) da versão mais alta e os próprios emblemas. No interior é mais simples distingui-los graças aos materiais e acabamentos da versão mais luxuosa.
O interior da linha Wagoneer também é praticamente idêntico ao que vimos no concept, de modo que não só mantém o mesmo painel com reminiscências do Wagoneer original, como é o caso do volante de duplo braço e as saídas de ventilação horizontais, como também equipa a grande tela central e o painel de instrumentos totalmente digital, que em ambos os casos podem ser de 12 polegadas.
Nas versões mais altas do Wagoneer também há uma segunda tela no console central destinada ao controle do sistema de ventilação e inclusive se pode equipar outra tela na parte direita do painel, em frente ao copiloto. Além de telas na traseira dos apoios de cabeça dianteiros para os ocupantes da segunda fila onde podem assistir ao Amazon Fire TV, pois este é um dos primeiros veículos do mercado com este aplicativo. No caso do Grand Wagoneer surge um interior similar, mas com melhores acabamentos, incluindo atraentes inserções de couro e madeira no painel, túnel central e portas. Além de uma dotação de série muito mais rica.
Uma das principais novidades da nova linha Wagoneer é que será um dos primeiros modelos do grupo Stellantis a oferecer um sistema de assistência à condução com função mãos livres. Por enquanto a empresa não quis dar mais detalhes, mas podemos esperar que conte com as mesmas funções que sistemas como o Autopilot da Tesla e o Super Cruise da General Motors.
A Jeep já abriu o livro de reservas para ambos os modelos e se espera que as primeiras entregas de ambas as versões aconteçam no meio deste ano.