2021 - JEEP WRANGLER 4xe EU VERSION
A família de híbridos plug-in da Jeep recebe seu terceiro membro, o Jeep Wrangler 4xe, que transforma o mítico todo-terreno em um modelo com mecânica PHEV. Assim, o icônico 4x4 combina alto desempenho, capacidade off-road e o sistema de propulsão mais eficiente de sua linha.
A Jeep optou por um motor a gasolina 2.0 turbo de 4 cilindros como coração do sistema, que se combina com dois motores elétricos. O primeiro está montado sobre o eixo dianteiro e substitui o alternador. Enquanto isso, o segundo está acoplado à transmissão automática TorqueFlite de 8 velocidades. Assim, de maneira conjunta é capaz de desenvolver 380 cv de potência e 637 Nm de torque máximo.
O sistema é alimentado por uma bateria de 17 kWh, 400 volts e 96 células. Encontra-se situada debaixo da segunda fila de bancos e completamente isolada para não afetar, por exemplo, a capacidade de o todo-terreno passar por superfícies alagadas. É suficiente para permitir ao Wrangler 4xe rodar mais de 50 quilômetros em modo elétrico.
A bateria pode ser recarregada em menos de três horas a 7.4 kWh, enquanto que o consumo médio ronda os 28.5 km/l e as emissões de CO2 são inferiores em quase 70% à versão a gasolina. É capaz também de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.4 segundos. Além de ser zero emissões, também pode circular em modo híbrido, quando os três motores atuam de maneira simultânea. Enquanto isso, no modo eSave trabalha apenas o motor térmico para reservar a energia elétrica para quando for necessária.
O design não varia em relação ao Jeep Wrangler convencional, exceto pela adição da cor azul para determinados detalhes como os ganchos dianteiros e traseiros, os logos e o adesivo do capô (no caso do acabamento Rubicon); e também está presente no habitáculo dando forma às costuras de contraste. No interior a única alteração é a adição de informação específica desta versão que mostram o quadro de instrumentos e o console central.
Sua linha será formada por três acabamentos: Sahara 4xe, a edição especial 80th Anniversary 4xe e Rubicon 4xe. Os dois primeiros contam com tração 4x4 permanente, eixos Dana 44 e caixa de transferência Selec-Trac de duas relações, podendo escolher como opcional o diferencial traseiro de deslizamento limitado Trac-Lok. O terceiro dispõe do sistema 4x4 Rock-Trac com reduzida, eixos Dana 44 e bloqueio elétrico nos diferenciais dianteiro e traseiro.
O Wrangler 4xe estará disponível nos concessionários da Jeep na Europa a partir de junho.