2021 - JEEP WRANGLER RUBICON 392

Há alguns dias soubemos que a Jeep estava anunciando a chegada da nova versão de 8 cilindros da linha Wrangler, embora não esperássemos que fosse apresentada oficialmente tão cedo. Ao contrário de outras versões do icônico todo-terreno, o novo Jeep Wrangler Rubicon 392 não contou com uma dilatada campanha de lançamento. No último mês de julho foi apresentado sem prévio aviso um concept que, como agora podemos comprovar, já contava com sua configuração definitiva, e agora estamos diante de sua versão de produção após o lançamento de um teaser que se limitava a insinuar a chegada de uma versão mais rápida.
O novo Jeep Wrangler Rubicon 392 é basicamente o mesmo modelo que a marca apresentou em forma de concept há alguns meses, pois ambos compartilham inclusive o nome. Mas a verdade é que esta versão é um pouco mais que um Wrangler com um enorme motor V8 debaixo do capô, pois também estreia uma nova configuração de chassi e alguns elementos de equipamento.
A nível estético não houve nenhuma surpresa, já que o modelo definitivo é praticamente idêntico ao concept apresentado anteriormente, com a diferença do interior, já que não encontramos mais os enormes bancos revestidos de couro vermelho e em seu lugar aparecem os elementos habituais da linha Wrangler.
No exterior é onde vamos encontrar a maioria das novidades, começando por um novo esquema de chassi com eixos mais largos e suspensão sobre-elevada que lhe dá uma imagem mais agressiva e off-road. Mas a senha distintiva desta versão é o seu volumoso capô dianteiro com uma enorme entrada de ar funcional que conta inclusive com uma altura para cruzar superfícies alagadas superiores aos 80 cm, já que ela é a encarregada de alimentar de ar o enorme bloque V8.
Quanto às suas dimensiones e elementos exteriores, a verdade é que não encontramos grandes diferenças em relação às outras versões Wrangler Rubicon. De modo que para os olhos não treinados esta é somente uma versão a mais do popular todo-terreno da Jeep.
A estrela do conjunto é o motor V8 HEMI de 6.4 litros que podemos encontrar em diversos modelos da divisão americana do grupo FCA. Esta mecânica foi recalibrada para as especiais necessidades do novo Jeep Wrangler, de modo que conta com uma cifra ligeiramente inferior de potência, embora 20 cv maior que a anunciada durante a apresentação do concept. Finalmente, o Wrangler V8 dispõe de 476 cv (470 hp) e 637 Nm de torque máximo e terá uma só opção de transmissão, uma caixa automática de 8 velocidades. O conjunto mecânico também conta com elementos como as aletas atrás do volante e o sistema de escape ativo, que até agora não haviam estado disponíveis na linha Wrangler e que estreiam nesta nova versão de 8 cilindros.
Graças ao rendimento mecânico, a marca afirma que o novo Wrangler Rubicon 392 é capaz de acelerar de 0 a 96 km/h em somente 4.5 segundos e se não bastasse, também anunciou o tempo que é capaz de realizar o quarto de milha: 13 segundos. Um tempo que não esperávamos encontrar em nenhuma versão do todo-terreno, mas que foi levado muito em conta durante o desenvolvimento desta versão potenciada e por isso foram incluídas funções como o sistema Torque Reserve, que gerencia a resposta do motor ao ativar o Launch Control e que é herança do Jeep Grand Cherokee Trackhawk.
Como já mencionamos, em termos de chassi não só conta com eixos mais largos, mas também com um esquema de suspensão diferente das outras versões da linha regular. De modo que o novo Wrangler Rubicon V8 utiliza os eixos rígidos Dana 44 disponíveis nas versões Rubicon em combinação com novos amortecedores e uma geometria redesenhada. Graças à nova altura que o esquema de suspensão dá ao modelo, ele agora oferece melhores ângulos de ataque e saída.
Por enquanto não foram revelados os preços nem a possível data de lançamento, assim como tampouco a possibilidade de encontrar essa versão mecânica na carroceria de 2 portas. No momento, a Jeep mostrou somente imagens do novo modelo.