2020 - JMC VIGUS

As pick-ups nasceram como veículos comerciais, focados em um uso mais laboral. No entanto, com o tempo foram encontrando novos caminhos para usos mais divertidos, inclusive apresentando as funções de um carro de passeio convencional, apesar de suas dimensões e design.
Hoje falamos de uma pick-up do fabricante chinês JMC, que vende seus veículos em países latino-americanos, como Paraguai e Chile. No mercado chileno, o fabricante oriental comercializa duas versões do Vigus, a convencional e a focada ao uso comercial, denominada Vigus Work.
Ambos os modelos compartilham dimensões, embora se diferenciem por acabamentos e tipo de motor. A pick-up Vigus anuncia um comprimento de 5.32 m, por 1.90 m de largura e 1.80 m de altura. O habitáculo é de cabine dupla e pode acomodar até cinco pessoas. Na caçamba se pode transportar um máximo de 815 quilos. Outro dado técnico para se ter uma ideia de como é a pick-up chinesa é a distância entre os eixos, que é de 3.01 m, algo lógico falando de um modelo com carroceria de cabine dupla associada a um espaço de carga tão grande.
A pick-up está disponível em versões 4x2 e 4x4, tanto para o Vigus como para o Vigus Work. No caso do primeiro, o motor utilizado é um bloco de 4 cilindros turbodiesel, com 2.4 litros, 138 cv de potência e 310 Nm de torque. Por sua parte, o Vigus Work recorre a um motor 2.5 diesel com 123 cv de potência. Esclarecendo que se tratam de mecânicas de origem Ford.
Em ambos os casos, a única transmissão disponível é uma caixa manual de 5 velocidades e ambos contam com sistema ABS, embora o controle de estabilidade só está disponível para o Vigus.
Com relação ao equipamento, as únicas rodas disponíveis são de 16 polegadas, enquanto o Vigus Work oferece estofamento de tecido, o Vigus conta com couro sintético. Agora, as versões mais equipadas podem dispor de controle de velocidade, sensores de estacionamento traseiros, tela LCD de 7.0 polegadas, entrada USB e retrovisores externos com controle elétrico.
Com relação ao preço, no Chile o Vigus tem um preço de partida de 12.990.000 pesos chilenos que, ao câmbio atual, equivalem a cerca de 100.000 reais.