2022 - KIA CARNIVAL
A KIA não deixa de surpreender as outras marcas com lançamentos cada vez mais completos e equilibrados para agradar ao maior número de clientes possível. No segmento dos MPVs as vendas estiveram em declive no mundo inteiro, mas nem por isso a marca coreana desistiu. Com o novo KIA Carnival, o fabricante substitui o KIA Sedona nos Estados Unidos, mas por outra parte também busca recuperar e revitalizar o segmento com uma proposta de design que se inspira nos SUVs mais bem-sucedidos da marca, muita tecnologia e praticidade.
Uma das grandes queixas por parte dos consumidores sobre os MPVs, embora sejam centenas de vezes mais práticos para a vida cotidiana que um SUV, é sua aparência. Eles não se impõem, não parecem agressivos, não se mostram caros e são enfadonhos. A KIA considerou tudo isso e decidiu dar ao novo Carnival um aspecto inspirado em seus SUVs, especialmente com esse design que o Telluride - que demonstrou ser um sucesso nos Estados Unidos - inaugurou.
Por isso é que surgem semelhanças com o Telluride e até com o novo Sorento. A frente é quadrada, apresenta uma grande grade, faróis afilados e inclusive é o primeiro veículo da KIA a exibir o novo emblema da marca no continente americano. As laterais exibem linhas de expressão retas e bem marcadas, além de molduras de vidro grossas e com detalhes em cromo. Podemos simplesmente esquecer aquele velho visual familiar.
A parte traseira é um pouco mais limpa em detalhes, mas nem por isso fica fora do lugar. Destaca-se sua delgada faixa de luz que atravessa de lado a lado o veículo e onde também se situam as lanternas. De acordo com a versão poderá montar rodas entre 17 e 19 polegadas.
A KIA busca que seus interiores deixem de parecer simples, em sua nova geração de produtos busca mudar essa aparência de carros acessíveis para dia a dia, para entrar em um grupo um pouco mais ambicioso. É por isso que por dentro apostaram na elegância e no minimalismo para a vista. Destaca-se um novo volante, um enorme quadro de instrumentos digital que conta com uma tela para o sistema de infotainment que pode ser de 8.0 polegadas nas versões básicas e de até 10.25 polegadas nas mais completas. Todo esse conjunto é enquadrado em uma mesma superfície para criar uma ilusão de maiores dimensões.
Cabe esclarecer que continuará havendo equipamentos como o carregador sem fios, navegação, iluminação ambiental, sistema de áudio premium com assinatura da Bose, até 9 entradas USB em todo o interior, bancos da primeira e segunda filas aquecidos e ventilados com ajuste elétrico, telas para os ocupantes dos bancos traseiros com compatibilidade de espelhamento com dispositivos iOS e Android, seletor de modos de condução, tomadas do tipo caseiro, entrada HDMI, intercomunicação em a cabine, entre muitos outros elementos.
De acordo com a versão poderá contar com capacidade para 7 ou 8 passageiros, com a segunda fila de bancos tipo capitão. A terceira fila sempre será rebatível e inclusive em certas versões os bancos da segunda fila poderão ser retirados por completo para criar mais espaço. A KIA fala de uma capacidade de porta-malas com segunda e terceira fila de bancos rebatidas, de até 2.377 litros.
O trunfo dos MPVs está na comodidade, por isso o novo KIA Carnival poderá oferecer elementos como portas traseiras deslizantes e porta-malas de abertura mãos livres; acesso sem chave; alerta de ocupante nos bancos traseiros através da buzina; notificação no celular se for detectado movimento de pessoa ou animal dentro do carro, no caso de que o condutor saia e feche o veículo. Outra função é que quando são abertas as portas traseiras poderá ser emitido um alerta auditivo para que os ocupantes não saiam do veículo se for detectado que um veículo está próximo a passar de um dos lados.
Por fim, contará com visão de 360º, incluindo câmeras nos espelhos, que cada vez que for ativado um pisca, mostrarão no quadro de instrumentos o que essa câmera vê, substituindo momentaneamente a informação do tacômetro e velocímetro.
A KIA também oferece muitas assistências à condução, por isso o Carnival poderá integrar frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e inclusive ciclistas, alerta de ponto cego capaz de frear a roda contrária ao lado onde foi detectado o alerta para evitar a mudança de faixa e por consequência o golpe. Também há manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo com conexão à navegação para frear com antecedência no caso de mudança de velocidade limite ou acidente centenas de metros à frente.
Esta nova geração do Sedona, ou melhor, este novo produto que substitui o Sedona, contará com a nova plataforma N3 da KIA que é utilizada pelos Sorento e K5 tornando não só o MPV mais rígido para melhores sensações de condução, mas também mais resistente em caso de acidente e com melhor isolamento acústico e vibrações externas.
Debaixo do capô mantém um motor aspirado V6 de 3.5 litros com 295 cv e 355 Nm de torque que surge acoplado a uma transmissão automática de 8 velocidades que leva a força ao eixo dianteiro. A KIA declara que o Carnival inclusive pode arrastrar até 1.587 kg.
O KIA Carnival começará suas vendas nos Estados Unidos durante o segundo trimestre de 2021, ou seja, entre abril e junho. Será também quando serão informados mais detalhes de equipamento, preços e outro detalhes.