2016 - KOENIGSEGG REGERA
Com uma potência combinada de 1.800 cv, o supercarro terá uma edição limitada de 80 exemplares.
A Koenigsegg apresentou o seu novo topo de linha no Salão de Genebra. Com 1.800 cv e 2.150 Nm de torque, o Regera (“reino” em sueco) é o hybrid plug-in mais potente da atualidade.
O supercarro sueco é equipado com um motor V8 5.0 biturbo com 1.100 cv e 1.250 Nm utilizado no One:1, que funciona em conjunto com três motores elétricos alimentados por um conjunto de baterias com 9.27 kWh (620 volt) de potência e 115 kg, arrefecido a líquido, responsáveis por 700 cv e 900 Nm adicionais. A força descendente é de 450 kg a 250 km/h, contando com o auxílio de uma asa traseira operada hidraulicamente.
Uma das particularidades do Regera é que não funciona com uma transmissão convencional, com o motor a combustão sendo responsável pela propulsão direta do eixo traseiro com uma única relação.
Além de dois motores elétricos (com 240 cv cada) colocados nas rodas traseiras, no sistema criado por Christian von Koenigsegg, o Koenigsegg Direct Drive (KDD), a função da transmissão, até determinados regimes (providenciando o máximo de torque e tendo a função de motor de arranque), é assegurada por um terceiro e menor motor elétrico posicionado no eixo de transmissão produzindo 220 cv. Com este método, a perda de energia é reduzida em até 50% comparativamente com as transmissões convencionais.
Com o peso seco de 1.420 kg, o modelo de tração traseira anuncia ser capaz de acelerar de 0 a 400 km/h abaixo dos 20 segundos. O KDD acrescenta 88 kg ao peso final. O Regera tem rodas em carbono com medidas de 19 polegadas na frente e 20 polegadas atrás, além de freios carbocerâmicos.
O fabricante sueco afirma que o modelo não se destina para competições, sendo principalmente um megacarro de luxo, com bancos elétricos e melhor isolamento sonoro que o Agera RS (também apresentado em Genebra). Tem um sistema de escape da Akrapovic. Tanto a asa traseira ou o sistema de escape podem ser controlados via smartphone.
Fabricado manualmente, cada unidade do Regera tem o preço de 1,7 milhões de euros.