1997 - LAMBORGHINI DIABLO GT2

Este ano a Lamborghini celebra seu 60º aniversário como fabricante de automóveis, embora a empresa já existisse anteriormente, mas centrada na construção e comercialização de tratores. Durante seis décadas, a marca de Sant’Agata Bolognese escreveu muitas páginas de história tanto dentro como fora dos circuitos de corridas, e uma daquelas de maior peso é a que se refere ao Lamborghini Diablo GT2, como este imponente exemplar de 1997 que surgiu à venda.
Com o Diablo GT2, a Lamborghini utilizou uma carroceria de fibra de carbono sobre um chassi reforçado, e instalou um poderoso motor V12 modificado de 6.0 litros com uma potência superior a 640 cv. O carro não só chegou aos circuitos, como também foi utilizado como laboratório para testar novas tecnologias de aerodinâmica e motores.
O primeiro Diablo GT2 apareceu publicamente no Salão de Bologna de 1998, apenas alguns meses antes da estreia do Diablo GT1, ainda mais modificado e extremo, no Salão de Genebra de 1999.
Isso significava que os dois únicos protótipos do GT2 construídos receberam diversas modificações, enquanto era usado como banco de testes para o desenvolvimento do Diablo GT e GT1. O carro participou em duas corridas conhecidas do campeonato da Federação Francesa de Automobilismo Esportivo de 1998, uma série nacional francesa de GT e duas corridas, em Nogaro e Spa-Francorchamps.
Após seu breve histórico em competição, o Diablo GT2 de 1997 que aparece nas imagens se aposentou do serviço ativo e passou a fazer parte da coleção permanente do Museu Lamborghini de Sant’Agata Bolognese, na Itália, até 2015. O outro exemplar construído encontra-se em uma coleção privada no Japão.
Com uma chamativa carroceria em laranja Arancio sobre rodas pretas e um interior em Alcantara azul, estamos falando do único exemplar com este esquema de cores construído do Diablo GT2. Está à venda na Curated, embora não tenham especificado a quilometragem nem o preço de venda.