1987 - LAMBORGHINI LP150 PROTOTIPO RESTYLING

Em meados da década de 80, o Lamborghini Countach começava a sentir a passagem dos anos. Sua apresentação havia ocorrido originalmente em 1971, embora sua produção só tenha começado em 1974, de modo que em 1985 já estava há mais de 10 anos no mercado e haviam sido apresentadas até 6 versões diferentes como atualizações.
Isso significou o desenvolvimento de vários protótipos em Sant’Agata Bolognese que tratavam de criar uma nova versão atualizada para que seu modelo principal não deixasse de ser uma das referências do segmento esportivo, apesar de a empresa não dispor de recursos suficientes para desperdiçar em protótipos experimentais e naquela época, ao contrário de hoje, raramente desenvolviam concepts para apresentar em salões do automóvel.
De todos os protótipos criados naquela época haviam dois particularmente notáveis, o Lamborghini Countach Evoluzione, modelo destinado a estudar a utilização de materiais compostos, e o projeto L150, uma iniciativa muito mais ambiciosa que tratava de criar uma nova e verdadeira versão atualizada do Lamborghini Countach.
Nos anos 80, o Lamborghini Countach continuava sendo um dos esportivos mais espetaculares e marcantes do mercado, competindo de igual para igual com os modelos mais potentes e caros do catálogo regular da casa de Maranello, como os Ferrari F512 BB e Testarossa, aos quais as últimas versões do Countach conseguiam ter vantagem tanto em potência como em velocidade máxima, mas a verdade é que a Ferrari estava cada vez mais próxima com seus modelos de produção que eram atuais. Além disso, o Lamborghini tinha muitas carências e se notava que era um produto bastante veterano, com mais de uma década nas costas.
Uma das poucas iniciativas realizadas pela empresa de Sant’Agata Bolognese para atualizar o Countach foi o projeto L150, uma versão fortemente modificada do esportivo que a nível interno recebeu o apelido de ‘prototipo restyling’, já que esse era basicamente seu propósito.
Além de querer apresentar um Lamborghini Countach de estética renovada e convenientemente modernizado, também tentaram resolver vários dos problemas da versão de produção do modelo, tanto de sua configuração de chassi como do conforto interior.
Portanto, não estamos falando de um simples exemplar do Countach com a carroceria modificada, mas de um protótipo redesenhado a partir do interior. O próprio chassi foi modificado para situar um único radiador na lateral esquerda e no extremo contrário o tanque de combustível. O resto do chassi tubular não foi tocado e tanto o esquema de suspensão como o sistema de frenagem eram herdados do Lamborghini Countach LP5000 Quattrovalvole lançado em 1985. A mecânica também não foi modificada, mantendo o motor V12 de 5.2 litros e 455 cv, mas a carroceria era praticamente nova.
A carroceria não só contava com um design um pouco mais estilizado, como tentava corrigir alguns erros de projeto e problemas das últimas versões do modelo, que com o passar dos anos foi se tornando mais largo e mais musculoso. O spoiler dianteiro foi integrado na zona do para-choque, as entradas de ar traseiras foram suavizadas para conseguir aumentar o fluxo de ar e ao mesmo tempo tratar de reduzir o alto coeficiente aerodinâmico do modelo.
Outros detalhes menores foram a integração dos arcos de rodas, que agora contavam com painéis mais largos que absorviam toda a largura dos eixos em lugar dos enormes arcos superpostos que foram instalados a partir de 1978. As portas também eram novas, pois embora continuassem mantendo o sistema de abertura vertical, pela primeira vez contavam com um vidro completo e também com mecanismo elétrico.
Este protótipo foi concluído em abril de 1987 e por motivos que desconhecemos nunca foi testado, seu destino foi fazer parte da coleção de Patrick Mimran, um dos irmãos proprietários da marca naquela época.
Em teoria, parte do estilo deste exemplar foi transferido para o Lamborghini Countach 25º Aniversario que foi apresentado no ano seguinte e que teoricamente deveria ser um modelo de edição limitada, pois decidiram lançá-lo como medida provisória quando se deram conta que o primeiro protótipo do Lamborghini Diablo não iria estar disponível a tempo, já que este último era o que realmente deveria ter servido como homenagem pelo aniversário da empresa. Apesar de seu caráter provisório, o Countach 25º Aniversario se tornou a versão mais bem-sucedida e célebre do modelo, além da mais valiosa como peça de coleção, junto com o Lamborghini LP400 ‘Periscopio’.
O tempo se encarregou de tornar esta atraente versão modificada do Countach em uma desconhecida para a maioria dos aficionados. De modo que embora se encontre a salvo em uma coleção no Japão, não existe muita documentação gráfica atual e imagens em alta resolução relacionadas com este exemplar único. O vídeo que aparece abaixo foi feito no Japão há muitos anos e conta a história do exemplar, assim como suas principais características. Embora os subtítulos apareçam em inglês, para todos aqueles que não se defendem nesse idioma, praticamente contamos a mesma coisa no artigo acima.