2025 - LAMBORGHINI URUS SE
O SUV mais potente e tecnológico da história. Esta é a carta de apresentação do Lamborghini Urus SE, o primeiro SUV híbrido plug-in da casa de Sant’Agata Bolognese. Um importante trabalho feito pelos engenheiros da marca italiana, que elevou a potência até os 800 cv, levando o desempenho e a experiência de condução a um novo nível.
O Urus SE reúne o melhor do passado (e do presente) da Lamborghini, ou seja, o motor V8 biturbo, com a inovação que representa o aporte ecológico que exercem uma bateria e um motor elétrico.
Exterior
O Urus SE apresenta linhas atualizadas, com a parte dianteira exibindo um novo capô e, em geral, elementos de estilo herdados do Revuelto.
Também são novos o para-choque, a grade e os grupos ópticos, equipados com tecnologia Matrix LED, que introduzem uma nova assinatura luminosa inspirada na cauda do SUV da Lamborghini. Na lateral, destacam-se as rodas Galanthus de 23 polegadas combinadas com os novos pneus Pirelli P Zero desenvolvidos especificamente para este modelo.
Na parte traseira foi redesenhada a tampa, assim como as lanternas e o difusor, este último aumentando a carga aerodinâmica em altas velocidades em 35% em comparação com o Urus S.
Nesse sentido, a Lamborghini revisou significativamente a gestão do fluxo de ar, aportando 15% a mais de ‘oxigênio’ à mecânica e 30% a mais ao sistema de frenagem.
Naturalmente, como os demais Urus, o SE também permite um alto grau de personalização. A Lamborghini fala de mais de 100 opções para a carroceria (incluindo as novas cores Laranja Egon e Branco Sapphirus) e 47 combinações de cores e quatro tipos de bordados para o interior.
Interior
O interior do Urus foi atualizado e agora apresenta uma série de novas soluções no painel, herdando parte do design visto no Revuelto. No centro, há uma tela maior de 12.3 polegadas, que conta com uma nova versão do software HMI e uma interface ainda mais intuitiva, assim como novos gráficos. A partir daqui, também se tem acesso ao sistema de telemetria para sessões de condução em circuito.
O aspecto das saídas de ar também é novo, assim como as molduras de alumínio anodizado em forma de ‘Y’. Há também novos estofamentos para os painéis das portas, os bancos e o painel, enquanto o condutor dispõe de um quadro de instrumentos de 12.3 polegadas.
No centro do console, o seletor ‘Drum’ permite configurar 11 modos de condução. De fato, além dos modos Strada, Sport, Corsa, Neve, Sabbia e Terra (já presentes no Urus não eletrificado), os modos Full EV Drive, Hybrid, Performance e Recharge estreiam no SE.
Dependendo do modo configurado, também muda a altura livre em relação ao solo do carro, com um curso dos amortecedores que varia de 15 mm no Corsa, a 75 mm quando se ativa o sistema de elevação, assim como os parâmetros que regulam a direção, a resposta ao pedal do acelerador e o som do motor V8.
Também se presta muita atenção à calibragem da suspensão pneumática, que muda radicalmente em função da regulagem selecionada, atuando também de forma diferente sobre as barras estabilizadoras eletrônicas controladas pelo sistema de 48 volts.
Motor
O coração do Urus SE é claramente o powertrain híbrido plug-in. O motor 4.0 V8 biturbo da Lamborghini - acoplado à transmissão automática com conversor de torque de 8 velocidades - foi completamente revisado para trabalhar em sinergia com o propulsor elétrico e a bateria de íons de lítio de 25.7 kWh, que está situada debaixo do piso de carga e sobre o diferencial traseiro, controlado eletricamente.
A unidade elétrica síncrona com ímãs permanentes pode atuar tanto como ‘potencializador’ do motor térmico como elemento de tração, o que converte o Urus em um SUV 100% elétrico capaz de percorrer mais de 60 km com zero emissões.
No total, o SE entrega 800 cv e 950 Nm, com o torque disponível a partir das 1.750 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 3.4 segundos (um décimo a menos que o S), enquanto o 0 a 200 km/h é coberto em 11.4 segundos (-0.9 segundos). Por último, a velocidade máxima é 7 km/h superior à do S, com 312 km/h.
Também estreia no SE o novo distribuidor de torque central contínuo, controlado eletronicamente, através de uma embreagem de borboleta gerenciada eletro-hidraulicamente. Situado em posição central, este componente distribui o torque de forma variável entre os eixos dianteiro e traseiro e trabalha em simbiose com o novo diferencial traseiro autoblocante controlado eletronicamente e o sistema Torque Vectoring.
Quanto ao custo de tudo isso, a Lamborghini não fala de preços, mas não teremos que esperar muito para saber, já que o Urus SE chegará aos concessionários nos próximos meses.