1970 - LANCIA STRATOS HF ZERO CONCEPT
Um dos modelos presentes mais célebres e destacados na edição 2018 do Concorso d’Eleganza Villa d’Este, celebrado entre os últimos dias 25 e 27 de maio, foi o fantástico Lancia Stratos HF Zero, projetado por Bertone. Símbolo por excelência dos show cars e principalmente da época mais produtiva no mundo do design automobilístico: a década de 70 e a corrente ‘Wedge Design’.
Embora essa década vivesse um delicado momento econômico pelas sucessivas crises energéticas provocadas pela OPEP, o que levou a todos os fabricantes replanejarem suas linhas em busca de maior eficiência energética, nos salões do automóvel de todo o mundo se viveu uma autêntica revolução em termos de design que deu lugar a uma nova era em termos de estilo, e que muitos consideram a verdadeira ‘era moderna’.
O Lancia Stratos HF Zero projetado pela Carrozzeria Bertone é um dos modelos mais destacados daquela época, pois não só conta com uma imagem única e inconfundível, um dos melhores exemplos das correntes estilísticas da época, como deu origem a um dos modelos míticos da história do automobilismo, o Lancia Stratos.
O exemplar que surgiu neste final de semana no Concorso d’Eleganza Villa d’Este, na Itália, é bem conhecido por todos os colecionadores, pois é um exemplar único, o mesmo que gerou tanta expectativa quando foi apresentado no Salão de Turin de 1970. Após permanecer durante anos na coleção Bertone, depois da falência do encarroçador e como o resto da coleção, foi colocado à venda, sendo leiloado pela RM Sotheby’s em 2011 por 761.600 euros.
A ponto de cumprir seus 50 anos, ainda é incrível ver o seu radical e extremo perfil. Já foi exposto inúmeras vezes nessas últimas décadas, incluindo uma aparição no filme Moonwalker de Michael Jackson.
Embora tenha sido apresentado no tom bronze que aparece hoje em dia, a verdade é que pouco depois de sua estreia foi pintado na cor prata e durante décadas usou essa cor. Foi no ano 2000 em uma restauração realizada nas instalações da Bertone que recuperou o tom alaranjado escuro original.
Sua concepção é bastante confusa, pois muitos atribuem esse protótipo ao próprio projeto do Lancia Stratos de rua, no entanto, quando o Stratos Zero foi criado esse projeto ainda não existia. Na verdade, Marcello Gandini, responsável por suas linhas e criador dos Lamborghini Miura e Lamborghini Countach, confirmou anos depois que a intenção da Bertone era de estabelecer uma relação mais próxima com a Lancia, pois havia chegado o momento de substituir o Fulvia, o que evidentemente conseguiram, apesar dos estreitos laços do fabricante italiano com a Pininfarina.
Após a apresentação do protótipo, a Lancia se dirigiu à Bertone para encomendar-lhes um novo esportivo que fosse capaz de competir no Campeonato Mundial de Rallys, o que derivou no Stratos HF Stradale e sua versão de competição, que conseguiu ganhar vários Campeonatos do Mundo. Uma conhecida anedota é que o próprio Nuccio Bertone chegou à sede da equipe Lancia conduzindo o Stratos Zero, conseguindo passar por baixo da barreira da entrada, graças à ridícula altura do protótipo.
Sua escassa altura de somente 84 centímetros não era casual, já que precisamente esta era uma das principais premissas durante o seu projeto, criar um modelo funcional e o mais baixo possível. Daí soluções extravagantes como o para-brisa retrátil e sua coluna de direção móvel, sem os quais teria sido impossível acessar o veículo.
Em termos técnicos, o Stratos Zero é uma mistura de elementos procedentes de um Lancia Fulvia acidentado, como o pequeno motor de 4 cilindros em V com 1.6 litros que entregava 115 cv e diversas partes de seu chassi, como o eixo traseiro, que é basicamente o esquema de suspensão dianteiro, subchassi incluído, do Fulvia doador. Como podemos ver no vídeo abaixo, realizado durante o último evento de Villa d’Este, o modelo continua sendo plenamente operativo, mas o estreito habitáculo, sobretudo com a tampa envidraçada fechada, é extremamente incômodo, inclusive para uma pessoa de estatura média.
Entretanto, o que realmente é importante nesse modelo, nascido exclusivamente para chamar a atenção e ser fotografado, é precisamente suas radicais e ao mesmo tempo simples linhas. Hoje em dia, quase meio século depois de ser apresentado, suas linhas continuam sendo tremendamente futuristas. Veja o vídeo.