2021 - LAND ROVER DEFENDER 110

Quase um ano se passou desde a estreia do ressuscitado Land Rover Defender, um 4x4 puro, mas modernizado, que prometia trazer não só um desempenho off-road de primeiro nível, como também uma completa linha mecânica que incluiria versões eletrificadas. Assim, a Jaguar Land Rover não demorou muito para apresentar as novidades para tornar realidade este plano.
O Land Rover 2021 acaba de chegar e trouxe uma versão híbrida plug-in P400e, um novo motor diesel D300, um novo acabamento dinâmico X-Dynamic, além de uma linha de carrocerias mais completa com a chegada da esperada versão Defender 90 de chassi curto e duas portas e uma versão Hard Top.
A incorporação mais importante é sem dúvidas a versão híbrida plug-in Defender P400e, um modelo que conta com um motor a gasolina de 2.0 litros e 4 cilindros sobrealimentado que entrega uma potência de 300 cv, associado a um motor elétrico de 140 cv alimentado por uma bateria de 19.2 kWh. Com estes ingredientes esta nova versão eletrificada oferece um total de 400 cv de potência e uma autonomia de 43 km, também com a vantagem de anunciar emissões de CO2 por km de 74 g, e um consumo médio homologado de 30.3 km/l.
Desta forma, este Defender oferece uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5.6 segundos e uma velocidade máxima de 209 km/h. Para carregar sua bateria conta com um cabo Modo 3 de série que permite uma carga de até 80% de sua capacidade em cerca de duas horas, embora também haja um Modo 2 opcional que oferece esse mesmo nível de carga em sete horas, perfeito para deixá-lo carregando durante a noite. No entanto, para quem busca um carregamento mais rápido também admite cargas de 50 kW, diminuindo esse tempo para somente 30 minutos.
Este modelo P400e estará disponível tanto com cinco como com seis assentos, e seu powertrain manterá o mesmo desempenho off-road de seus irmãos. De fato, poderá ser realizada uma condução off-road em qualquer nível em modo 100% elétrico. Inclusive é capaz de rebocar até 3.000 kg e levar cargas no teto de até 300 kg. Esta versão híbrida plug-in só estará disponível com a carroceria Defender 110.
Outra das novidades a nível mecânico é o novo motor diesel Ingenium de 6 cilindros em linha sob a versão D300. Este novo bloco oferecerá 300 cv de potência e 650 Nm de torque, sendo capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 6.7 segundos. Além disso, também contará com um toque de eletrificação graças à tecnologia MHEV (Mild-Hybrid), que ajudará a melhorar ainda mais o consumo junto com a chegada também de um novo sistema de tração total inteligente.
Outra das grandes novidades do Defender 2021 é a chegada do esperado Defender 90, com sua carroceria de 2 portas e chassi curto para um comportamento mais ágil. Este modelo mantém os cinco lugares, mas como assinalado antes, não contará com a versão híbrida plug-in, só disponível para o Defender maior.
Junto com ele chega um novo acabamento X-Dynamic que adiciona elementos diferenciados como molduras pretas para os retrovisores, adesivos especiais nos vidros, novos estribos e arcos de roda, além de rodas em acabamento escuro Satin Dark Grey ou Gloss Black. O interior, por sua parte, se destaca entre outras novidades por seu estofamento de Robustec, um material mais robusto e resistente à abrasão que outros tecidos.
A cereja do bolo é o novo Land Rover Defender Hard Top, um modelo concebido para os trabalhos mais duros que aporta um extra de resistência ao modelo e lhe permite contar com uma carga útil de até 800 kg com uma capacidade de reboque de 3.500 kg. E com os bancos traseiros retirados e uma boa quantidade de soluções para ampliar o espaço e armazenar da melhor forma possível a carga, pode oferecer até 2.059 litros no Defender 110 e 1.355 litros no Defender 90, embora também seja possível escolher com bancos dobráveis.