2021 - LEXUS LF-Z ELECTRIFIED CONCEPT

Após vários adiantamentos e inclusive vazamentos, acaba de ser apresentado o novo modelo conceitual no qual a Lexus esteve trabalhando. Um concept car que permite vislumbrar o futuro mais imediato para onde se dirige a marca japonesa. O novo Lexus LF-Z Electrified já é uma realidade, um SUV elétrico carregado de tecnologia que entra em cena em um momento chave.
A Lexus é referência no mercado dos carros híbridos. No entanto, e em seu particular processo de transição para a mobilidade sustentável, a marca está determinada a ir um passo além e ser um destaque relevante no campo dos automóveis 100% elétricos. Assim, o novo Lexus UX 300e não é mais que o princípio do que vem por aí. Um pequeno vislumbre da ofensiva de produto que está na agenda da marca.
Uma das chaves determinantes na hora de analisar o novo LF-Z Electrified é que incorpora performance, design e tecnologias que veremos em futuros modelos de produção da Lexus. Na verdade, a empresa assegura que estes modelos verão a luz até 2025. É por isso que este veículo conceitual tem uma maior importância além de ser um exercício de design.
A Lexus planeja introduzir 20 modelos novos ou redesenhados até 2025. Entre eles, haverá carros elétricos, híbridos plug-in e híbridos. O fabricante japonês apostará nos três níveis de eletrificação mais relevantes. São tecnologias que estão destinadas a conviver na indústria automobilística durante os próximos anos. Em sua busca por acelerar seu planejamento e o desenvolvimento de novos produtos, a Lexus colocará em marcha em 2024 um novo centro empresarial e tecnológico em Shimoyama (Japão).
O novo LF-Z Electrified é sustentado por uma plataforma específica para carros elétricos, o que abre um leque de possibilidades na hora de realizar o desenvolvimento de modelos de zero emissões com bateria.
É preciso prestar muita atenção no design exterior do novo LF-Z Electrified, já que permite vislumbrar como serão os futuros novos modelos da Lexus. Adianta o modo que evoluirá o design da Lexus. Alguns de seus traços mais característicos são o nariz baixo e um bico na parte traseira. Também há que destacar as rodas de grande diâmetro montadas mais próximas dos extremos, o que ajuda a baixar o centro de gravidade.
A icônica forma de flecha de dupla ponta Lexus evoluiu para criar uma nova ‘carroceria de duas pontas’. Outros detalhes a destacar são a forma dos arcos de roda e as mudanças contínuas e dinâmicas que exibem os painéis das portas, a partir da dianteira até a traseira. Isso permite criar certa sensação de fluidez.
Na traseira, tudo passa por um design horizontal e simples. As lanternas adotam uma forma horizontal e incorporam o novo logotipo da Lexus. Também estão conectadas, o que ajuda a enfatizar a sensação de largura. Afinal, como não poderia ser de outra maneira, não conta com espelhos retrovisores externos convencionais.
Com relação ao interior do novo LF-Z Electrified, somos envolvidos por um ambiente muito moderno e ao mesmo tempo tecnológico. No design do habitáculo foi aplicado o novo conceito Tazuna, onde tudo gira em torno do posto de condução. O quadro de instrumentos e demais elementos foram situados a uma altura relativamente baixa em relação aos ocupantes, o que permite conseguir uma agradável sensação de amplitude.
O teto panorâmico de vidro potencializa igualmente a sensação de amplitude ao deixar entrar uma grande quantidade de luz natural. A tela táctil multimídia com indicadores e o visor frontal com realidade aumentada (AR) permitem criar um ambiente digital. Por tamanho, o novo LF-Z Electrified se posiciona no meio do caminho entre o Lexus NX e o Lexus RX, no caso de chegar ao mercado com estas dimensões: 4.880 mm de comprimento, 1.960 mm de largura, 1.600 mm de altura e uma distância entre os eixos de 2.950 mm.
Nas entranhas do veículo se encontra uma bateria de íons de lítio cuja capacidade alcança os 90 kWh e o seu objetivo principal é alimentar o sistema de propulsão. Aliás, a bateria usa um sistema de refrigeração líquida e a potência de carga se situa nos 150 kW. A potência total do sistema alcança os 400 kW (544 cv) e o torque máximo é de 700 Nm. O LF-Z Electrified é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 200 km/h. A autonomia atinge os 600 quilômetros de acordo com o ciclo WLTP.
Também cabe mencionar o sistema de controle da tração total DIRECT4, que permite controlar de forma livre e independente a força de propulsão do motor elétrico entre as quatro rodas. Proporcionará tração dianteira, traseira ou total em função da situação de condução, respondendo ao uso do acelerador e do volante por parte do condutor.