2022 - LEXUS NX EU VERSION
“Uma nova forma de sentir”, essa é a qualidade essencial que define a segunda geração do Lexus NX, o luxuoso SUV de tamanho compacto que nasce com um enfoque centrado a todo momento no ser humano. Falamos de um veículo que em sua nova entrega experimenta grandes avanços em desempenho, dinâmica de condução e eficiência, com 95% de peças completamente novas e sendo a bandeira da nova era para a marca japonesa.
Isso ocorre principalmente porque este carro introduz as novas direções no design interior e exterior da Lexus, assim como inovadoras motorizações, entre as quais se encontra o primeiro sistema de propulsão híbrido plug-in da empresa. Tudo isso sem esquecer de um equipamento multimídia e conectividade de última geração, além de tecnologias avançadas pensadas para obter os níveis mais altos de segurança e conforto.
Os designers da Lexus quiseram manter a imagem atraente e vanguardista do NX original, mas deram à segunda geração uma aparência mais sofisticada, dinâmica e madura. Sem deixar de ser fiel à filosofia central L-Finesse da marca, o SUV compacto exibe uma parte frontal liderada por uma generosa grade que agora se situa mais vertical para melhorar a refrigeração do sistema de propulsão, um capô longo e elegante, assim como novos faróis com tecnologia LED. Na lateral destacam-se caixas de roda mais largas que podem abrigar rodas de até 20 polegadas, enquanto que na traseira ressaltam as lanternas em forma de L, com a iluminação estendida na largura do veículo, e uma tampa que inclui o nome ‘Lexus’.
O novo NX estreia o conceito Tazuna da Lexus para o design do habitáculo, que se concentra em proporcionar ao condutor um controle direto e intuitivo do veículo, com base no princípio “das mãos ao volante e os olhos na estrada”. Por isso, a marca criou uma área unificada que agrupa o quadro de instrumentos, o sistema de infotainment (com tela de até 14 polegadas), os indicadores centralizados e o head-up display, com o objetivo de que seu conteúdo possa ser lido com um simples movimento dos olhos e a cabeça. O uso de materiais de alta qualidade, um volante multifuncional, alavanca de câmbios compacta e um sistema de iluminação ambiental com 64 cores disponíveis também definem o habitáculo. Além disso, este veículo estreia o sistema de fechamento eletrônico denominado E-Latch, que substitui a tradicional maçaneta da porta por um interruptor de botão situado junto ao descansa braço.
Debaixo do capô são dois os sistemas de propulsão disponíveis, os quais conheceremos como NX 350h e NX 450h, ou seja, um híbrido convencional e outro plug-in. Começando pelo primeiro deles, os engenheiros da marca conseguiram obter 22% a mais de potência que o sistema do modelo atual, de forma que agora desenvolve 242 cv, com uma aceleração de 0 a 100 km/h melhorada em 15% - 7.7 segundos - e emissões de CO2 reduzidas em 10%. Esta versão estará disponível com tração dianteira e tração total. Além disso, a Lexus aumentou até os 1.500 kg a capacidade de reboque do modelo FWD.
O mais importante da linha é o híbrido plug-in, que combina um bloco térmico de 2.5 litros com dois motores elétricos, um em cada eixo, desenvolvendo de forma conjunta um total de 306 cv. Graças à tração total, o NX 450h consegue alcançar os 100 km/h em pouco mais de 6 segundos e sua autonomia em modo elétrico é de 63 km, com emissões de menos de 40 g/km e um consumo de combustível superior aos 33 km/l. Sua bateria de íons de lítio, de 18.1 kWh de capacidade, permite uma condução totalmente elétrica em velocidades de até 135 km/h.
A arquitetura encarregada de sustentar a segunda geração do NX é a plataforma GA-K, que permitiu ao SUV japonês incrementar suas dimensões, ao mesmo tempo que as bitolas dianteira e traseira também foram alargadas. Concretamente, este veículo é 20 mm mais longo que antes, 20 mm mais largo e 5 mm mais alto, com uma distância entre-eixos que cresce em 30 mm. Em relação à suspensão, conta com um esquema McPherson na dianteira e de forquilhas duplas na traseira.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar a presença da terceira geração do Lexus Safety System , que chega com uma série de assistentes e ajudas à condução melhoradas. Nesse sentido, a marca japonesa atualizou o controle de cruzeiro adaptativo para que reconheça o tráfego que precede o NX mais rapidamente, o assistente de manutenção de faixa e de sinais de trânsito, assim como o sistema de pré-colisão, que agora identifica os riscos de colisão ao virar em um cruzamento. A Lexus também acrescentou o assistente de direção de emergência. O novo NX será lançado no último trimestre de 2021.