2021 - LUCID AIR

Quase quatro anos após ser apresentado como protótipo, o Lucid Air foi revelado com suas especificações finais. Trata-se de um sedan 100% elétrico que promete revolucionar o setor graças a um desempenho e níveis de autonomia muito elevados, assim como um design elegante, um interior totalmente digital e uma dotação tecnológica avançada. Tudo isso será oferecido em função de quatro diferentes versões, que irão chegando da mais básica até a de maior desempenho.
Começando pela primeira a chegar, denominada Dream Edition, trata-se da melhor alternativa para combater o Tesla Model S, já que oferece um sistema de propulsão composto por dois motores elétricos que produzem de forma conjunta espetaculares 1.080 cv de potência. A encarregada de armazenar e fornecer a energia elétrica necessária é uma bateria de 113 kWh de capacidade. A Lucid anuncia que esta versão é capaz de alcançar as 60 mph (96 km/h) em apenas 2.5 segundos e percorrer o quarto de milha em 9.9 segundos a mais de 230 km/h, enquanto que sua velocidade máxima está limitada a 270 km/h.
Abaixo desta se encontra a Grand Touring, que volta a contar com dois motores elétricos, mas com uma potência que diminui para os 800 cv, de forma que o sprint de 0 a 60 mph é feito em 3 segundos e o quarto de milha em 10.8 segundos a 214 km/h. No entanto, essa perda de desempenho é compensada com a autonomia, já que esta versão é a que maior faixa de uso oferece, com nada menos que 832 quilômetros. É claro que terá de ser equipado com rodas especiais de 19 polegadas, do contrário essa cifra diminui para 748 km com as de 21 polegadas, e até os 810 km, com outras de 19.
Um escalão mais abaixo surge o Air Touring. Esta versão continua mantendo os dois motores elétricos e sua potência é de 620 cv, de forma que alcança as 60 mph em 3.2 segundos e percorre o quarto de milha em 11.4 segundos a 198 km/h. Em relação à autonomia, a marca declara 653 quilômetros segundo o ciclo EPA com as citadas rodas especiais de 19 polegadas. A opção mais básica é o Air padrão, mas ainda foram anunciadas suas especificações e sua faixa de uso.
Independentemente da versão escolhida, o cliente se beneficiará de um sistema de carga rápida em corrente contínua que permite recarregar até 32 quilômetros por minuto, o que se traduz em aproximadamente 480 km de autonomia em somente 20 minutos de conexão à rede elétrica.
Sua estética se destaca por linhas curvas e grupos ópticos afilados com tecnologia LED. No interior, o Air se destaca por exibir um habitáculo espaçoso e de aspecto futurista que tem como objetivo maximizar o espaço. O sedan ecológico dispõe de uma espetacular tela curva de 34 polegadas com uma elevada resolução que parece flutuar sobre o painel. As funções principais são operadas através de outra tela localizada no console central, conectada ao sistema de infotainment do veículo, que oferece um espaço de armazenamento estando oculta.
O Lucid Air inicialmente estará disponível com uma configuração para três adultos na parte traseira, mas em uma data posterior, será oferecido com dois lugares traseiros executivos que incluem bancos reclináveis até 55 graus. Também conta com um para-brisa panorâmico que se estende até o teto e um grande painel de vidro sobre a segunda fila de bancos.
Por último, mas não menos importante, cabe destacar que este carro vem equipado com um completo pacote de assistências à condução denominado Lucid DreamDrive. Este sistema utiliza 32 sensores diferentes, incluindo um Lidar de alta definição que funciona junto com o mapeamento HD geo-cercado para oferecer a funcionalidade de assistência ao condutor de Nível 2 e Nível 3. A lista de preços nos Estados Unidos é a seguinte:
- Lucid Air - A partir de 80.000 dólares e chegada em 2022.
- Lucid Air Touring - A partir de 95.000 dólares e chegada no final de 2021.
- Lucid Air Grand Touring - A partir de 139.000 dólares e chegada em meados de 2021.
- Lucid Air Dream Edition - A partir de 169.000 dólares e chegada no segundo trimestre de 2021.