1972 - MASERATI BORA 50 YEARS

O Maserati Bora é um dos modelos clássicos mais importantes da marca do tridente e embora não tenha desfrutado da importância histórica que muitos dos rivais que enfrentou em sua época, não deixa de ser um esportivo muito destacado do século XX e esta semana precisamente se cumpre o 50º aniversário de sua apresentação oficial.
O dia 11 de março de 1971 é uma data de muito destaque nos livros de história do automobilismo moderno, pois esse foi o dia que nasceu o Lamborghini Countach, com a apresentação oficial do seu protótipo inicial, o espetacular Lamborghini Countach LP 500, o que aconteceu o primeiro dia do Salão de Genebra 1971. Mas nesse evento também foram apresentados outros modelos, que infelizmente não receberam a atenção midiática merecida por culpa das espetaculares e galácticas linhas do Countach LP 500.
Um dos modelos mais importantes e também chamativos que foram apresentados nesse mesmo dia em Genebra foi o Maserati Bora, um esportivo de motor central da marca italiana que pretendia ser o modelo estandarte e o primeiro grande desenvolvimento da Maserati após passar a fazer parte da Citroën, que havia adquirido a empresa do tridente em 1968.
Ao contrário do Lamborghini Countach LP 500, o Maserati Bora apresentado em Genebra em1971 se encontrava já muito próximo à sua versão definitiva de produção, tal e como demonstram as mínimas diferenças que podemos encontrar entre o protótipo inicial e as unidades de rua posteriores.
O Bora não pretendia ser apenas um esportivo de alto desempenho dotado de um enorme motor central e uma carroceria muito afilada, o que já era tendência naquela época, mas havia sido desenvolvido para ser um estandarte tecnológico da Maserati e Citroën.
Este modelo contava com um motor V8 de 4.7 litros montado atrás do habitáculo que após 2 anos de seu lançamento foi aumentado para 4.9 litros. A primeira série contava com uma potência de 314 cv enviados ao eixo traseiro através de uma transmissão manual ZF de 5 velocidades. A versão de 4.9 litros elevava a potência até 324 cv e manteve a configuração estética e técnica do modelo original.
Entre suas novidades surge um esquema de suspensão independente nas quatro rodas, uma inovação para a marca, e o sistema hidráulico que controlava inúmeros sistemas e elementos do veículo, como o próprio sistema de freios, os faróis retráteis e inclusive a regulagem mecânica dos bancos, uma tecnologia herdada diretamente da Citroën.
Entre 1971 e 1978 foram fabricados 564 exemplares do Maserati Bora. Hoje em dia continua sendo um dos clássicos mais raros e demandados da marca italiana, embora seus preços ainda não tenham explodido e ainda não conte com o cachê dos Maserati fabricados nas décadas anteriores. Embora se trate de um modelo menos conhecido que alguns de seus contemporâneos, como o Ferrari F308 GTB, devido à sua raridade seus preços são um pouco mais elevados e superam atualmente os 250.000 dólares nos exemplares em bom estado geral.
Depois do Bora, a Maserati não voltou a fabricar um esportivo de motor central até a estreia do Maserati MC12 em 2004, de modo que podemos dizer que o atual Maserati MC20 é o sucessor espiritual do Bora original.