2016 - MASERATI QUATTROPORTE SHOOTING BRAKE

Os shooting brake ou peruas de aspecto coupe viveram seu momento de esplendor há algumas décadas. Muitos fabricantes, especialmente os britânicos, viram neste conceito uma forma de comercializar uma perua familiar com um aspecto mais dinâmico.
Na última década, algumas marcas como a Mercedes-Benz quiseram reviver essa proposta de estilo, mas com um resultado até certo ponto questionável, borrado pelo domínio esmagador dos SUVs. É nesse contexto que devemos situar o Maserati Quattroporte Shooting Brake.
Falamos de um veículo que não foi obra de nenhum encarroçador italiano famoso, mas da Adam Redding, uma empresa especializada na restauração de veículos clássicos, que atendeu à solicitação de um proprietário que queria adquirir um modelo mais ou menos exclusivo.
Devemos retroagir ao ano de 2009, concretamente ao Concurso de Elegância de Villa d’Este, celebrado às margens do lago Como, no norte da Itália. Ali, a Carrozzeria Touring apresentou uma versão renovada do Maserati Quattroporte chamada ‘Bellagio’. Tratava-se de uma versão perua do Quattroporte da geração anterior, da qual só foram fabricados poucos exemplares.
A geração atual do Quattroporte não teve este privilégio, de modo que o proprietário de um Quattroptorte sedan decidiu transformar seu carro em uma versão ‘Shooting Brake’. E como podemos ver nas imagens, o resultado foi bastante convincente.
O programa de transformação requereu não menos de 1.500 horas de trabalho por parte do artesão britânico. Um ano depois, em 2016, o veículo foi entregue a seu proprietário com as modificações solicitadas.
O Maserati Quattroporte Shooting Brake conta com o volante do lado direito e equipa um motor turbodiesel 3.0 V6, que desenvolve 275 cv de potência e 600 Nm de torque. Portanto, não se trata de um Maserati equipado com um melodioso propulsor V8 típico da casa do tridente. A carroceria do carro apresenta um acabamento em um tom cinza metalizado Gunmetal Grey, conta com rodas de liga leve de 20 polegadas em acabamento Mercurio e exibe um interior de couro preto.
O carro rodou apenas 8.714 milhas (14.025 km). Será oferecido em leilão pela Historics Auctioneers esta semana, no dia 15 de maio, com um preço estimado que oscila entre 75.000 e 85.000 libras esterlinas (entre 555.000 e 630.000 reais, aproximadamente).