2020 - MAXUS EUNIQ5

Aos poucos a SAIC trata de reconquistar o mercado europeu com sua interessante oferta elétrica. Além do bem-sucedido MG ZS EV, agora o gigante chinês pretende atrair as famílias que buscam um monovolume com 7 lugares, mas com motorização elétrica, algo quase impossível de encontrar hoje no mercado.
Comercializado com a marca Maxus, o novo Euniq5 é um interessante monovolume médio de 4.82 metros de comprimento que em outros mercados é conhecido com a denominação G50. Esteticamente é um produto elegante, de boa presença e com o característico uso generoso de elementos cromados.
No interior a qualidade dos materiais é boa e a dotação surpreende por sua generosidade tanto em segurança como em conforto. Pelo menos por enquanto será comercializado na Noruega e Suécia com uma configuração específica com 7 assentos divididos em três filas 2 3 2 e um porta-malas bastante aproveitável.
Debaixo do capô esconde um motor 100% elétrico que desenvolve 177 cv de potência e 310 Nm de torque máximo. A transmissão é automática e a tração é simples ao eixo dianteiro. A bateria de íons de lítio tem uma capacidade de 52.5 kWh que lhe permite rodar cerca de 325 km segundo o ciclo WLTP, e 430 km a uma velocidade máxima de 60 km/h.
A dotação de série é bem completa no novo Maxus Euniq5. Em termos de segurança inclui faróis Full LED, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de mudança de faixa, detector de objetos no ângulo morto, câmera de visão 360º, aviso de pré-colisão, frenagem automática na cidade, detector de fadiga e sensores de estacionamento.
Também de série são o climatizador automático multizona, teto solar elétrico, estofamento em couro, bancos elétricos e aquecidos, computador de bordo, sistema de navegação com tela de 12.3 polegadas, Apple CarPlay, Android Auto, Head-Up Display, rodas de liga leve de 17 polegadas, rádio DAB, etc.
Por enquanto o novo Maxus Euniq5 está à venda na Noruega e na Suécia, mas muito em breve também será oferecido no Reino Unido, França, Alemanha, Bélgica e Suíça. O preço sugerido na Noruega é de 399.000 coroas norueguesas, cerca de 237.000 reais ao câmbio atual, e na Suécia a partir de 499.000 coroas suecas, por volta de 303.500 reais.