1991 - MAZDA 121
A Mazda é conhecida por fabricar automóveis acessíveis, confiáveis e agradáveis de conduzir. Mas poucos estão a par da parceria estabelecida entre o fabricante japonês de automóveis e a Haribo, empresa alemã de confecção de doces, mundialmente conhecida pelas suas balas de goma. Dessa associação nasceu o Mazda 121 ‘Goldy’, criado no início dos anos 90 do século passado.
Disponível em Edição Limitada, o Mazda 121 ‘Goldy’, desenvolvido em cooperação com a Haribo, foi uma produção especial de 1.000 unidades, concebida exclusivamente para os mercados alemão, austríaco e suíço, temática baseada nas famosas balas de goma da ‘Gold Bears’, da Haribo, veículos, por isso, pintados num amarelo-dourado brilhante.
Criado pela Hofele Design, conhecida empresa alemã de tuning de veículos de luxo, o 121 ‘Goldy’ contava com extras de equipamento exclusivos, com destaque para o volante MoMo com um urso ‘Haribo’ dourado ao centro, cortina traseira com os desenhos coloridos dos ursinhos das populares balas de goma, elemento também presente nas calotas das rodas. Mas as surpresas não acabavam aqui, pois cada ‘Goldy’ era entregue ao cliente com nada menos de 100 saquinhos de balas de goma ‘Haribo Gold Bears’ e um grande urso de pelúcia.
Como forma de promoção desta versão junto aos mercados onde foi comercializado, o Mazda 121 ‘Goldy’ foi apresentado como prêmio num sorteio organizado pela Haribo, no âmbito de um concurso sob o tema “Ganhe Ouro com a Haribo: Mazda 121. O ‘Haribo Gold Bear’ vai para o Mazda 121”.
Mazda 121: o Bubble Car
A edição especial ‘Goldy’ do Mazda 121 era uma versão com teto em lona, que permitia aos condutores desfrutar do sol nos dias quentes. A versão base do Mazda 121 também estava disponível com teto rígido. No seu mercado de origem, o Japão, onde foi introduzido em 1991, o 121 europeu era conhecido como Autozam Revue. Com o seu design compacto e original, rapidamente recebeu apreciações muito positivas e tornou-se um sucesso. O modelo ganhou apelidos carinhosos, sendo um dos mais comuns era de ‘bubble car’.
Com um seu design arredondado e compacto, o Mazda 121 oferecia uma sensação única de espaço graças ao seu teto em forma de cúpula, realçando o ambiente já por si só arejado do seu interior. Esta experiência era ainda mais destacada quando associada ao teto de abertura rebatível, um opcional que proporcionava uma dimensão adicional de espaço para os quatro ocupantes. Em particular, o teto de lona - com ou sem o desenho dos ursinhos das balas de goma - podia ser operado em múltiplas configurações, permitindo aberturas da frente para trás, de trás para a frente e até simultaneamente em ambas as direções.
O 121 ‘Goldy’ e os seus irmãos partilhavam um mesmo equipamento base, sendo dotados de um motor a gasolina de 4 cilindros, com 1.3 litros e 72 cv, capaz de atingir uma velocidade máxima de 155 km/h e de acelerar de 0 a 100 km/h em 11.4 segundos.
Embora o Mazda 121 ‘Goldy’ possa não ser o primeiro carro que nos vem à memória quando se fala de modelos Mazda históricos, é um automóvel importante no histórico da marca de Hiroshima. A Mazda conserva uma dessas 1.000 unidades ‘Goldy’ no Mazda Classic Automobile Museum Frey, em Augsburg, Alemanha, desde 2022, graças à generosa oferta de um casal alemão da Renânia do Norte -Westfália, depois de doar o carro ao museu. Curiosidade é o fato desse veículo ter sido o prêmio do tal sorteio especial, promovido pela Haribo.
É ali que esta deliciosa colaboração entre a Mazda e o mundo das balas de goma será lembrada pelas gerações vindouras.