2022 - MAZDA CX-5

A Mazda decidiu atualizar o seu modelo mais importante, o seu veículo mais vendido a nível mundial. O novo Mazda CX-5 2022 acaba de ser apresentado. O incombustível SUV japonês sofreu uma relevante atualização que traz consigo novidades em termos de design, assim como de equipamento e de regulagem. São melhorias que têm um claro objetivo, seguir impulsionando suas vendas.
O CX-5 é o modelo mais popular da Mazda. Desde o seu lançamento no ano de 2012 já contabilizou mais de 3.2 milhões de unidades vendidas em mais de 130 países. Esta nova atualização permitirá ao crossover enfrentar o próximo ano.
Com relação às mudanças no design do CX-5, na parte estética as alterações se concentram na parte dianteira. A Mazda revisou a característica grade em forma de asa com um novo desenho mais marcante e tridimensional. Da mesma maneira os faróis foram atualizados, assim como as lanternas traseiras, para situarem-se em consonância com as mudanças dianteiras. O nível de personalização aumentou, já que somou à gama de cores o novo tom Zircon Sand. E embora não menos importante, os bancos foram redesenhados.
A Mazda aproveitou a introdução desta atualização do CX-5 para realizar alguns importantes ajustes na oferta. A linha do novo CX-5 2022 será composta por seis níveis de acabamento: Origin, Evolution, Newground, Zenith, Homura e Signature. A empresa destaca que cada uma das terminações define personalidades muito distintas.
A versão Newground é nova. Este nível de acabamento foi desenvolvido tomando como ponto de partida a terminação Evolution. É uma novidade na linha e se dirige especialmente aos condutores mais aventureiros. Dota o CX-5 de proteções inferiores em tom prata para realçar o lado off-road do veículo. Além disso, as carcaças dos retrovisores externos são pretas e a grade dianteira tem detalhes em verde limão. A isso há que somar rodas de 19 polegadas na cor preto. Aliás, o interior apresenta um estofamento em couro sintético com costuras em verde limão, uma cor também presente nas saídas de ventilação.
No caso da versão Homura, deriva diretamente do acabamento Zenith. O CX-5 exibe uma grade com acabamento preto brilhante e detalhes em vermelho. O tom preto está presente também nas seções inferiores dos para-choques, arcos de roda, retrovisores externos e nas rodas de liga leve de 19 polegadas. No habitáculo exibe bancos estofados em couro preto com as costuras vermelhas em contraste.
O nível de acabamento topo de linha é a versão Signature. A carroceria é acabada em um único tom e as rodas de 19 polegadas exibem um acabamento brilhante em tom prateado. E para o interior, este acabamento se caracteriza pelo estofamento de couro Nappa marrom e as molduras decorativas no painel e nas portas elaboradas em madeira genuína.
Também foram efetuadas mudanças na dotação. Toda a linha, desde sua versão de acesso, conta com um amplo equipamento de série onde se destacam elementos como as rodas de liga leve de 19 polegadas, câmera de visão traseira, Mazda Connect com tela central de 10.25 polegadas, luzes diurnas em LED e compatibilidade com Android Auto e Apple CarPlay.
Outra novidade no CX-5 2022 é um carregador sem fios Qi para telefones móveis compatíveis. Está situado no console central. E para o porta-malas, com o objetivo de facilitar a carga e descarga, a soleira da tampa traseira está na mesma altura do piso de carga, que é reversível e formado de duas peças. Aliás, na versão Newground, esse piso é resistente à água. E devido à redistribuição da parte inferior do porta-malas, foi aumentado ligeiramente o volume de carga.
A dotação de segurança também apresenta novidades. O pacote de sistemas i-Activesense incorpora o novo assistente de tráfego e cruzeiro. Além disso, os faróis Smart Full LED adaptativos evoluíram e passam a usar matrizes de 12 a 20 módulos de LEDs.
Quanto à parte mecânica, o novo CX-5 contará com uma oferta variada. A linha de motores será composta por uma seleção de mecânicas a gasolina e diesel. No primeiro dos casos, a Mazda oferecerá dois motores Skyactiv-G em níveis de potência de 165 e 194 cv. Em ambos os casos com um sistema de desativação de cilindros para melhorar a eficiência.
Também estarão disponíveis mecânicas diesel. Concretamente, será possível escolher entre motores de 150 e 184 cv. Em função do motor escolhido, será possível optar entre uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma caixa automática com o mesmo número de relações. E o que é igualmente relevante, a tração integral i-ACTIV AWD estará presente nas versões mais potentes.
Da mesma maneira é preciso dar uma olhada na parte técnica. É que pela primeira vez, o CX-5 em versões gasolina com transmissão automática estará disponível com um seletor de modos de condução chamado Mazda Intelligent Drive (Mi-Drive). Além disso, se o veículo tiver tração total, o seletor contará com um modo de condução adicional chamado Off-Road.
A Mazda também submeteu o CX-5 a uma importante revisão de sua plataforma Skyactiv-Vehicle Architecture através da incorporação de tecnologias que já se encontram em outros modelos da linha, como o Mazda CX-30. A rigidez do chassi e da carroceria foi incrementada, o que permite reduzir a vibração elástica e melhorar o isolamento acústico do habitáculo. A suspensão foi atualizada e tanto as molas como os amortecedores foram revisados.
Com relação à sua chegada aos concessionários, o desembarque do novo CX-5 nos concessionários está agendado para o mês de janeiro de 2022.