2021 - MAZDA MX-30

O novo Mazda MX-30 acaba de ser apresentado na capital japonesa. A marca aproveitou o Salão de Tokyo 2019 para mostrar o seu primeiro carro elétrico de produção em série. Trata-se de um crossover de inspiração coupe que mostra uma carroceria com as portas traseiras que lembram as do icônico Mazda RX-8, pois são de pequenas dimensões e se abrem no sentido oposto das dianteiras.
Por enquanto os detalhes sobre o Mazda MX-30 são muito escassos. Mas podemos avançar que conta com dimensões exteriores idênticas às do conhecido Mazda CX-30 no que diz respeito a comprimento e largura, sendo ligeiramente mais alto. Isto significa que é um pouco mais curto que um Mazda3 2019. Seu nome inclui também as letras MX, que até agora haviam sido utilizadas para designar o divertido esportivo conversível da empresa, de modo que podemos supor que sua condução será igualmente estimulante.
Isto também é sugerido pela linha de sua carroceria, com um perfil que lembra um coupe, tanto pela arquitetura das portas como pela descendente caída de teto na traseira. Mas além disso, o novo MX-30 busca oferecer a robustez estética de um SUV e para isso conta com molduras plásticas que recorrem o perímetro inferior da carroceria, incluindo os arcos de roda.
O interior do novo Mazda MX-30 é igualmente surpreendente. Seu aspecto continua sendo minimalista, mas chega com novidades em relação aos seus irmãos de marca, como por exemplo, o console central. Este é flutuante e integra uma tela táctil de 7.0 polegadas de onde se controla o sistema de climatização. E isso não é tudo, pois a Mazda decidiu utilizar material plástico fabricado com garrafas recicladas e inserções de cortiça sustentável.
A Mazda revelou as imagens exteriores e interiores do novo MX-30 junto com uma nota de imprensa onde não são fornecidos muitos detalhes sobre seu sistema de propulsão elétrico. Se espera que seja um modelo de tração dianteira, e segundo a marca, contará com a tecnologia G-Vectoring Control Plus (e-GVC Plus), especialmente adaptada para modelos elétricos para garantir um comportamento ágil e esportivo.
Contará com uma bateria de íons de lítio com 35.5 kWh de capacidade segundo os dados provisórios, uma cifra com a qual conseguiria uma autonomia por volta de 210 km. Em relação à potência do motor elétrico, não há dados oficiais, mas se comenta que terá cerca de 106 kW, o equivalente a 142 cv. De todas as formas, não tardará muito para termos todas as características definitivas, pois chegará ao mercado no próximo ano.