2022 - MAZDA2 HYBRID

Um acordo entre Toyota e Mazda, para o mercado europeu, deu como resultado este novo Mazda2 Hybrid que, na realidade, é um Toyota Yaris com mudanças realmente pequenas. Já sabíamos que isso ocorreria e finalmente foi confirmado: apenas foram mudados os emblemas, e alguns poucos detalhes, mas continua sendo exatamente o mesmo subcompacto com motor híbrido.
A geração anterior do Toyota Yaris - nos Estados Unidos - era basicamente um Mazda2 ‘remarcado’, mas com esta quarta geração do Mazda2 Hybrid, e para o mercado europeu, as coisas mudaram. Como dissemos antes, o primeiro híbrido da Mazda na Europa é basicamente um Toyota Yaris com emblemas próprios. E chega para unir-se aos mild hybrid já disponíveis da Mazda, assim como para somar-se a uma linha na qual muito em breve chegará toda uma família de modelos híbridos plug-in.
Exatamente igual ao Toyota Yaris, o novo Mazda2 Hybrid conta com uma mecânica composta por um motor térmico e um motor elétrico, ambos conectados ao eixo dianteiro e entregando 116 cv de potência máxima. O motor térmico sobre o qual parte essa mecânica híbrida é um bloco de três cilindros com 1.5 litros de capacidade. E o conjunto está acoplado à já conhecida transmissão eCVT da Toyota.
Esta mecânica tem dois pontos fortes, que são o consumo e as emissões. Quanto ao consumo, anuncia 26.3 km/l de acordo com o ciclo WLTP, e apenas 80 g/100 km de CO2. Por outro lado, acelera de 0 a 100 km/h em 9.7 segundos e sua velocidade máxima está fixada em 175 km/h. Dados que não são especialmente relevantes para um modelo de enfoque urbano.
O que é próprio do Mazda2 Hybrid é a linha de acabamentos e equipamento, que será composta por três opções: Hybrid Pure, Hybrid Agile e Hybrid Select. Por enquanto não foi detalhado qual será o equipamento de cada um desses acabamentos, e ainda não foram informados os preços do Mazda2 Hybrid. O que sabemos é que será comercializado na Europa a partir da primavera de 2022 no Velho Continente.