2022 - McLAREN ARTURA QUEEN ELIZABETH II
O que poderia ser mais britânico que um McLaren? Bem, um one-off da marca dedicado à Rainha Elizabeth II. O fabricante de Woking prestou uma homenagem ao 70º aniversário do reinado de Elizabeth com um Artura muito especial, criado pela divisão McLaren Special Operations (MSO), o departamento dedicado às personalizações.
O carro foi apresentado esta semana, mais concretamente no dia 12 de maio. Sem dúvida, é uma data muito especial para a McLaren, pois há exatamente 18 anos, em 2004, a rainha inaugurou a sede da marca, o Centro Tecnológico McLaren (MTC), com uma assinatura no livro de visitas.
O carro tem como componente especial a pintura prateada Platinum Jubilee, especialmente desenvolvida para a ocasião e que também estará disponível nos modelos de produção nos próximos anos. No entanto, a exclusividade deste Artura é a insígnia ‘Elizabeth II’ colocada no capô em lugar do clássico logotipo da McLaren.
Para a realização da pintura, a McLaren contou com a colaboração da AkzoNobel, utilizando uma mistura na medida, analisando diferentes condições de luz e definindo a combinação mais adequada de pigmentos metálicos. Posteriormente, os especialistas da MSO criaram a composição do tom platino desejado em oito dias, incluindo testes de durabilidade e aplicação.
Embora seja pouco provável que o McLaren Artura seja conduzido por Elizabeth II, seguirá sendo um importante exemplar de coleção para a marca. É uma pena, no entanto, que o superesportivo não possa ser lançado nos circuitos, onde poderia oferecer um desempenho absolutamente emocionante.
Lembrando que o Artura é o primeiro McLaren híbrido plug-in de produção desde o P1 e conta com um motor 3.0 V6 biturbo de 585 cv, apoiado por uma unidade elétrica para um total de 680 cv e 720 Nm de torque máximo.
Aproveitando seu peso contido, 1.400 kg (não é nada mal para um PHEV), o supercarro britânico acelera de 0 a 100 km/h em 3.0 segundos e alcança uma velocidade máxima de 330 km/h.
Para ver os primeiros exemplares nas estradas, será preciso esperar mais alguns meses. Inicialmente previsto para o final de 2021, seu lançamento foi adiado para o verão europeu de 2022 devido à crise dos microchips.